Foram definidos os confrontos da Copa Itália de 2023 ao fim do primeiro turno do Campeonato Italiano feminino, nesta segunda-feira (26/12). E eles terão a presença de duas brasileiras: a oposta Lorrayna, do Bergamo, e a ponteira Ellen, do Casalmaggiore.
Os jogos das quartas de final, ainda sem data marcada no mês de janeiro, serão:
Conegliano (1) x Cuneo (8)
Novara (4) x Chieri (5)
Scandicci (2) x Bergamo (7)
Milão (3) x Casalmaggiore (6)
Os vencedores destes duelos se garantirão no Final Four, marcado para acontecer em Bologna, nos dias 28 e 29 de janeiro. E a tarefa dos times das brasileiras será das mais complicadas nas quartas de final.
O Bergamo, de Lorrayna, terá pela frente o cada vez mais entrosado Scandicci, vice-líder do Italiano. O time vem crescendo desde a estreia da ponteira Ting Zhu. Nesta segunda-feira, na vitória sobre o Firenze por 3 a 1, a chinesa liderou o time com 18. A base titular conta ainda com a líbero dominicana Brenda Castillo, a central americana Haleigh Washington, a oposta russa Ekaterina Antropova, além das italianas Elena Pietrini (ponta), Sara Alberti (central) e Isabella Di Iulio, que tem se revezado com Ofelia Malinov no levantamento.
Nesta segunda-feira, Lorrayna marcou sete pontos na derrota do Bergamo para o Casalmaggiore. Os destaques de time de Ellen, que ficou no banco, foram a ponteira americana Alexandra Frantti e a central holandesa Juliet Lohuis e principalmente a oposta búlgara Emoliya Dimitrova. O Milão, adversário nas quartas da Copa Itália, ganhou recentemente o reforço da americana Jordan Larson, se juntando a um elenco estrelado: Jordan Thompson (EUA), Magdalena Stysiak (POL), Jovana Stevanovic (SER), Raphaella Folie (ITA), Myriam Sylla (ITA), entre outras.
Já o Busto Arsizio, de Rosamaria, ficou fora após os resultados da última rodada, perdendo o oitavo lugar para o Cuneo, que surpreendeu o Novara.