A Copa Vôlei Renata está de volta. Maior, com mais times e presente em mais regiões do estado de São Paulo. Pelo terceiro ano seguido, o projeto campineiro recebe meninos e meninas do ensino médio para disputar a 3ª edição do torneio escolar.
Sucesso em 2022 e 2023, a Copa Vôlei Renata misto retorna agora com 18 colégios, número recorde, não apenas da Região Metropolitana de Campinas, com disputas de título dentro e fora da quadra, já que haverá o troféu de torcida mais animada.
O número recorde de participantes fez a Copa Vôlei Renata expandir para outras cidades da Região Metropolitana de Campinas, como Mogi Mirim e Mogi Guaçu, além de atingir outras partes do estado de São Paulo, como São José do Rio Preto.
Organizado pelo Vôlei Renata, o torneio terá formato alterado. A primeira fase será disputada em dois dias: 4 e 5 de maio no Ginásio do Taquaral, em Campinas. As equipes foram divididas em seis grupos de três escolas cada, nos quais cada escola jogará duas partidas na primeira fase. Depois classificam-se as seis primeiras escolas colocadas de cada grupo e mais as dias melhores segundo colocadas para a fase quartas de final.
A fase final da Copa Vôlei Renata acontece no dia 11 de maio, novamente no Ginásio do Taquaral. As escolas classificadas disputam o mata-mata. Quem passar joga a grande final, e os perdedores farão a disputa de terceiro lugar.
A Copa foi disputada em 2022 e 2023 com o Colégio Bento Quirino vencendo a primeira edição e o estreante Dom Barreto levantando o troféu na segunda. Nas duas edições, os dois colégios fizeram a dobradinha vencendo o torneio e o troféu de torcida mais animada.
– Desde o final da Copa Vôlei Renata do ano passado, estamos recebendo contatos de alunos, professores, escolas para saber da próxima edição, pedindo para participar. Este ano chegamos a um número recorde de inscritos. Isso nos motiva a crescer, a trazer mais gente para dentro do nosso projeto, tornar cada vez maior essa experiência que é jogar um torneio organizado por um time profissional, numa quadra de Superliga. Mais do que a competição em si, é o que o esporte pode fazer na vida deles que nos motiva – comenta o embaixador do Vôlei Renata, Maurício Lima.
Como nos dois últimos anos, as atividades da Copa Vôlei Renata não ficam restritas ao Ginásio do Taquaral. O Vôlei Renata visita escolas para realizar clínicas de vôlei, além de ações de interação e ativação, comandadas pelos embaixadores André Heller e Maurício Lima e toda comissão técnica do Vôlei Renata.