O técnico do Itambé/Minas, o italiano Stefano Lavarini, 40 anos, conquistou seu primeiro título nacional com o clube mineiro – após a vitória por 3 sets a 1, de virada, sobre o Dentil/Praia Clube, na cidade de Gramado (RS), pela final da Copa Brasil Feminina 2019 – e comemorou muito com as jogadoras dentro da quadra no final do jogo.
– A sensação é linda. O último título importante que eu conquistei foi a Copa Itália (em 2015, com o Bergamo Volley, da Itália), de forma que eu gosto muito dessa competição. Eu queria muito (o título). As meninas queriam mais – disse o treinador.
Antes de chegar ao Minas, em maio de 2017, Lavarini treinava o Bergamo desde 2010. No clube da Itália, conquistou ainda o Campeonato Italiano 2010/2011. Ele ainda dirigiu as seleções de base do seu país e foi eleito pela Federação Italiana de Vôlei o melhor técnico de 2004 e 2005. O treinador foi auxiliar da ex-jogadora e agora treinador da Seleção Chinesa, Lang Ping, campeã olímpica nos Jogos do Rio-2016.
Lavarini fez uma análise da vitória minastenista:
– O primeiro set a gente não estava defendendo nada e o Praia jogando num nível altíssimo. Mas, a gente podia fazer algo melhor em termos de ataque e defesa. Nosso time vive de equilíbrio e pegada. Nosso passe cresceu e deu a oportunidade de a Macris jogar mais rápido. Depois, aumentou a confiança do nosso bloqueio, a defesa funcionou e nosso jogo entrou. O Praia se aproximou várias vezes se aproximar, mas a gente estava ganhando muita confiança e equilíbrio, como foi na primeira parte da temporada. Estamos vindo de um período de queda, de maneira geral, mas hoje conseguimos reunir nossa força e motivação para voltar ao equilíbrio, à identidade do nosso time – disse o técnico campeão.
No Minas, Lavarini conquistou o bicampeonato mineiro (2017 e 2018), ambos sobre o Praia Clube, o Sul-Americano de 2018 sobre o Sesc RJ e ficou com o vice-campeonato mundial de clubes de 2018, perdendo a final para o turco Vakifbank.
Veja o último ponto do jogo:
LEIA TAMBÉM
+ Mineiras terão reencontro no Sul-Americano
+ Itambé/Minas vence o Dentil/Praia Clube e conquista o inédito título da Copa Brasil
+ Gabi: “A palavra é superação. Tínhamos ido dormir às 5h da manhã”