Os vôleifãs terão um aperitivo do que esperar para a 2024/2025 do Campeonato Italiano feminino, neste fim de semana, quando quatro dos principais times do país competirem no torneio de pré-temporada de Courmayeur.
Conegliano, Milão, Novara e Scandicci estarão em ação entre sexta-feira e sábado, com os jogos transmitidos de forma gratuita pela Volleyball World (VBTV), a plataforma de streaming da Federação Internacional (veja tabela completa abaixo).
No primeiro dia, reprises das semifinais do Italiano da temporada passada: Scandicci x Milão e Conegliano x Novara. Na ocasião, os atuais times de Carol e Gabi foram os vencedores.
NOVIDADES
Além de servir de palco para as estreias de várias jogadoras contratadas pelos quatro gigantes italianos, o torneio de Courmayeur também será uma celebração da campanha de sucesso do país nas Olimpíadas de Paris, já que oito das 13 atletas que ganharam o ouro no mês passado na capital francesa estarão em quadra.
O Conegliano, que venceu suas duas partidas no torneio de abertura da temporada, no último final de semana, tem a brasileira Gabi, a chinesa Zhu Ting e a polonesa Martina Lukasic como suas principais contratações para 2024/2025.
Seu oponente nas semifinais, o Novara, teve antes e baixos antes de jogar em Courmayeur, vencendo o Bergamo e caindo para o Milão em partidas amistosas. O time treinado por Lorenzo Bernardi concentrou seus esforços no mercado de transferências principalmente em duas posições, trazendo as alemãs Lina Alsmeier e Hanna Orthmann, a japonesa Mayu Ishikawa e a russa Tatiana Tolok como ponteiras e adicionando a sérvia Maja Aleksic e as italianas Alessia Mazzaro e Federica Squarcini no meio.
– Nosso objetivo é competir com os melhores times da liga e lutar com tudo o que temos para obter bons resultados – disse Alsmeier. – Estamos enfrentando alguns desafios no início da temporada, mas estamos nos adaptando e tentando encontrar a formação que nos dê os melhores resultados.
O Milão, que derrotou o Novara em sua única partida da temporada até agora, tem um novo técnico, Stefano Lavarini, e também verá mudanças na posição de líbero, onde a francesa Juliette Gelin e a japonesa Satomi Fukudome lutarão por uma vaga de titular, e no meio, com as chegadas da local Anna Danesi e da sérvia Hena Kurtagic.
Danesi, que está em sua segunda passagem pela equipe, é uma das quatro campeãs olímpicas do elenco, ao lado da oposta Paola Egonu, da levantadora Alessia Orro e da ponteira Miriam Sylla.
– Nossa vitória com a seleção nacional em Paris mostrou o quão importante é a paciência – comentou Orro. – Paola, Miriam, Anna e eu tentaremos transmitir serenidade à equipe nos momentos difíceis, pois só assim poderemos jogar o nosso melhor nos momentos de pressão.
O Scandicci teve sucesso nas três partidas da pré-temporada, vencendo duas vezes o Perugia e uma vez o Vallefoglia. Com um novo técnico, o francês Stéphane Antiga, o time manteve pilares da temporada passada, como a levantadora sérvia Maja Ognjenovic, a oposta italiana Ekaterina Antropova, a central brasileira Carol e a ponteira belga Britt Herbots. Chegaram nomes, como a líbero dominicana Brenda Castillo, a ponteira americana Kara Bajema e a oposta italiana Camilla Mingardi.
– Estamos todos animados para começar um novo trabalho com Scandicci. Jogadoras continuaram a chegar conforme nossa pré-temporada progredia e tentamos trabalhar bem e nos conhecer muito bem para estarmos prontos para a temporada – disse Antiga.
TABELA
20 de setembro
12h30: Conegliano x Novara
15h30: Milão x Scandicci
21 de setembro
12h30: Disputa pela medalha de bronze
15h30: Final