O Centro de Treinamento utilizado pelo vôlei brasileiro em Moselle, na França, traz um detalhe importante para a preparação das duplas de praia para os Jogos de Paris. A areia das duas quadras de vôlei de praia do CT Academos é a mesma que estará na arena da Torre Eiffel para a disputa da modalidade na Olimpíada.
A reportagem encerra a série especial do Web Vôlei sobre o local. Técnico da Seleção juvenil feminina de vôlei de praia, Alan Garcia explicou a diferença desta areia para as demais.
– É uma areia que não tem poeira. Também impõe um desafio à resistência dos atletas no deslocamento. Tem areia que é mais batida, que facilita o deslocamento. Mas esta aqui é mais fofa e, consequentemente, gera um desafio ainda maior.
Duda e Ana Patrícia passarão pelo local. Pelo cronograma, elas ficarão em Moselle de 21 a 24 de julho. Somente após este período é que Duda e Ana Patrícia irão para a Vila Olímpica. No masculino, Evandro e Arthur já cumpriram o cronograma de treinamentos na cidade francesa.
Marcela Matoso, de apenas 17 anos, tem treinado em Moselle. E falou sobre a experiência:
– Estar no mesmo centro de treinamento dos atletas que vão disputar os Jogos de Paris é realmente especial. A gente tem a possibilidade de trocar informações com todos que treinam aqui. E isso alimenta o meu sonho, que é um dia disputar uma Olimpíada – disse a jovem atleta.
As instalações do CT estarão à disposição das seleções de vôlei durante um bom tempo. O acordo entre a Confederação Brasileira de Vôlei e Moselle vai até 2028.
Por Marcio Arruda, em colaboração ao Web Vôlei em Metz