Cuba voltou a entrar na zona de classificação para os Jogos Olímpicos de Paris. Neste sábado (8/6), a seleção caribenha derrotou a França por 3 sets a 2, parciais de 25-18, 20-25, 23-25, 25-22 e 15-10, em Ottawa (CAN), pela segunda etapa da Liga das Nações masculina.
Com o resultado, Cuba somou quase dez pontos no ranking mundial da FIVB, chegando a 250,64 e ultrapassando a Sérvia (245,34) na briga direta por uma vaga em Paris. Quem ainda sonha com esse lugar é a Holanda, mas bem mais distante (220,48).
Para superar os atuais campeões olímpicos, Cuba teve grande atuação da dupla de ponteiros. Marlon Yant somou 23 pontos, dois a mais do que Miguel Lopez.
Yant teve um aproveitamento no ataque acima do normal, com 73%. Lopez finalizou com 51%. Nos fundamentos, o block cubano fez quase o dobro de pontos do que os franceses: 13 a 7. O central Robertlandy Simon fez cinco deles.
Do lado francês, Andrea Giani rodou o elenco, dando oportunidades para Tillie, Faure, Bultor, Carle e Diez entre os titulares. Patry, Grebennikov e Le Goff não entraram em quadra. O oposto Faure e o ponteiro Carle foram os maiores pontuadores, com 23 e 20 pontos, respectivamente.
Cuba encerrou a participação na segunda etapa da Liga das Nações e agora voltará a jogar em Ljulbjana, na Eslovênia, enfrentando a Sérvia, a Bulgária, a Polônia e os donos da casa. O confronto direto com os sérvios pode ser decisivo para o encaminhamento da vaga em Paris. A França, por sua vez, ainda joga nesta semana, contra a Argentina, neste domingo, a partir das 15h30, com transmissão do Web Vôlei pelo YouTube e pela Twitch.