Foi definida na madrugada deste sábado a decisão da Copa Challenger masculina, em Seul, na Coreia do Sul. O próximo integrante da Liga das Nações (VNL) em 2023 sairá do duelo entre Cuba e Turquia.
O primeiro finalista saiu após o atropelamento cubano diante da República Tcheca. Com parciais de 25-22, 25-18 e 25-18, Cuba fechou em 3 a 0 e carimbou o passaporte com sobras.
O ponteiro Miguel Lopez foi o maior pontuador do jogo, com 17 acertos: 13 no ataque, três no bloqueio e um no saque. Capitão de Cuba, o jogador do Sada Cruzeiro mais uma vez não teve o lesionado Yant ao seu seu lado na ponta. Mergarejo foi o substituto, somando dez acertos. O oposto Herrera colaborou com mais 14. Vale lembrar que Cuba viajou para a Coreia do Sul sem o central Simon, com covid.
Pelo lado tcheco, apenas um jogador chegou aos dois dígitos de pontuação: o ponta Licek, com 11.
No segundo jogo do dia, a Turquia calou a torcida da casa ao vencer a Coreia do Sul também por 3 a 0: 26-24, 25-21 e 25-22.
O bloqueio foi um diferencial, com 12 pontos turcos e apenas três sul-coreanos. Individualmente, o oposto Subong fez sua parte, com 23 pontos, mas sentiu falta de apoio no time da casa. Pela Turquia, o oposto Adis Lagumdzija anotou 17.
A final neste domingo acontece às 3h30 (de Brasília), com transmissão pela Volleyball World.