Sem entrar em quadra, a Sérvia garantiu a última vaga no torneio masculino de vôlei em Paris-2024 neste domingo (23/6). A comemoração aconteceu depois da derrota de Cuba para a Polônia por 3 sets a 0, parciais de 25-17, 25-20 e 25-20, pela rodada final da Liga das Nações.
Os 12 participantes serão:
– Brasil
– Polônia
– Estados Unidos
– Eslovênia
– Itália
– Japão
– França
– Argentina
– Canadá
– Alemanha
– Egito
– Sérvia
Na quarta-feira, a Federação Internacional (FIVB) fará o sorteio dos três grupos, a partir das 13h, em Lodz (POL), com transmissão pelo Web Vôlei via YouTube e Twitch.
Para ter chance de se garantir em Paris, Cuba precisava vencer os poloneses, líderes do ranking mundial, e depois tocer pelos eslovenos diante sérvios. Mas os caribenhos foram dominados pelos favoritos.
Leon, voltando ao time nesta semana, foi o maior pontuador do confronto com 16 pontos, 14 deles no ataque, com 77% de aproveitamento. Ele ainda fez dois aces. Kurek e Fornal terminaram com 11 pontos cada. Pelo lado cubano, Lopez teve nove acertos.
A derrota ainda eliminou Cuba da fase final da VNL. Quem respira aliviada é a Argentina, oitava colocada, que ainda precisa secar a Sérvia, mais tarde, no confronto com a Eslovênia, para se garantir nas quartas de final.