A seleção masculina de Cuba está na semifinal da Copa Challenger. Na abertura da competição, nesta quinta-feira, em Seul, na Coreia do Sul, vitória dos caribenhos sobre o Chile por 3 sets a 0, parciais de 25-20, 25-19 e 25-19.
Apesar dos desfalques importantes, Cuba foi dominante. Depois de perder o central Simon, com covid, antes da viagem, o time também não pôde contar com o ponteiro Yant, do Civitanova, outra estrela da equipe, com problemas físicos.
Sem eles, o oposto Herrera e o ponteiro Lopez assumiram o protagonismo. Herrera foi o maior pontuador do jogo com 16 pontos: 10 no ataque, quatro no saque e dois no bloqueio. Já Lopez, destaque do Sada Cruzeiro, esteve quase perfeito no ataque, pontuando em oito das 11 tentativas. Ele ainda somou dois blocks e três aces.
O saque foi uma das principais armas de Cuba, com 11 pontos no fundamento. Pelo lado chileno, Vicente Parraguirre terminou com dez pontos. O destaque negativo dos sul-americanos foi o bloqueio, com apenas um ponto.
Por vaga na final, a seleção cubana enfrentará a República Tcheca, que venceu a Tunísia por 3 a 1. Vale lembrar que o campeão da Challenger garantirá vaga na próxima edição da Liga das Nações (VNL) em 2023.
Os jogos da competição são transmitidos pela Volleyball World. A versão feminina também começa nesta quinta-feira, com jogos na Croácia.