O central Simon voltou a defender a seleção cubana nesta quinta-feira. E com vitória.
Na abertura da Norceca Champions Cup, em Colorado Springs, nos Estados Unidos, Cuba derrotou a seleção B do Canadá por 3 a 2, parciais de 25-19, 19-25, 25-17, 22-25 e 15-11.
O ex-jogador do Sada/Cruzeiro terminou a partida com dez pontos. O maior pontuador cubano foi o jovem ponta Yant Herrera, com 15. O time caribenho joga com a mesma base dos Jogos Pan-Americanos. Em Lima, Cuba surpreendeu ao vencer o Brasil por 3 a 0.
Simon liderou um processo de pacificação entre atletas que desertaram e a Federação Cubana. Também tiveram a liberação para o retorno à seleção o levantador Hierrezuelo e o oposto Michael Sanchez.
O maior pontuador da partida foi o canadense Scheerhoorn, com 17.
A Norceca Champions Cup é uma prévia do torneio continental das Américas do Norte e Central, marcado para acontecer em Winnipeg, no Canadá, entre 2 e 7 de setembro. O vencedor do torneio garantirá uma das vagas no Pré-Olímpico de janeiro. Os Estados Unidos carimbaram o passaporte olímpico, deixando a briga pela vaga continental entre canadenses e cubanos, principalmente.
No outro jogo do dia, um selecionado universitário dos Estados Unidos passou por Porto Rico em sets diretos, parciais de 25-13, 25-16 e 25-15.
Hoje, Cuba enfrenta os americanos. Os quatro participantes se enfrentarão em turno único, sem realização de uma final. Quem somar mais pontos após os três jogos será o campeão.