Sensação do dever cumprido no encerramento da fase de classificação. Assim a Seleção Brasileira masculina fechou a participação nesta etapa da Liga das Nações. Na manhã deste domingo (10/7), o time comandado por Renan Dal Zotto venceu o Japão, anfitrião do duelo, por 3 sets a 0, na Maruzen Intec Arena, em Osaka (JAP), com grande atuação de Darlan.
Com o resultado, o Brasil, que já estava classificado às finais, chegou à oitava vitória em 12 jogos, e ficou com a sexta posição. Na partida contra os japoneses o destaque individual ficou por conta do jovem oposto Darlan, de 20 anos, que foi o maior pontuador em quadra, com 19 pontos (17 de ataque e dois de bloqueio), com aproveitamento de 67%. Agora a Seleção masculina aguarda o término da rodada para conhecer o adversário nas quartas de final.
Após encerrar a etapa em Osaka, o Brasil viaja na manhã desta segunda-feira (11/7) para Portugal, onde fará um período de adaptação e treinamentos, antes de seguir para Bologna, na Itália, sede da fase final da Liga das Nações, entre os dias 20 e 24 deste mês.
Veja a análise dos brasileiros:
Darlan, oposto, maior pontuador da partida com 19 pontos
– Eu sinto que venho em uma crescente ao longo da semana. Estava mais nervoso no primeiro jogo, nos seguintes fui me soltando, até que hoje estava bem mais à vontade.
Thales, líbero
– Essa vitória é um trabalho da equipe. O Japão tem um saque muito potente e eficiente, tanto que os dois melhores sacadores da competição estão no time deles. Então fizemos um trabalho de estudo das incidências dos serviços deles. Conversamos bastante dentro de quadra e conseguimos superar as adversidade. Esta vitória é muito importante para dar motivação para a continuidade na competição, ainda mais jogando bem.
Adriano, ponteiro de 20 anos que entrou ao longo da partida
– Eu estou aqui para aproveitar todas as oportunidades que eu tiver, dar o meu melhor sempre. Hoje pude contribuir com a equipe dentro de quadra, fico feliz de ter correspondido. Mesmo os dois times já classificados, entraram com força máxima, e sair com uma vitória é sempre importante. Agora vamos para uma semana de descanso e treino, ajustar o que precisa ser ajustado para chegarmos na Itália com foco total.
Renan Dal Zotto, técnico
– O espírito do time em quadra hoje foi muito bom. Fizemos uma sequência boa de treinos ontem e hoje, e entramos em quadra com essa energia. Todos conscientes de que este era um jogo importante para adquirimos mais ritmo antes de chegarmos para a fase decisiva. O time suportou os momentos de dificuldade, com todos jogando junto. O Adriano entrou bem, tranquilo, segurou no passe, é um garoto com potencial tremendo. O Darlan também fez muito bem a função de oposto. Agora teremos uma semana importante de treinos, uma oportunidade boa para seguir este processo de evolução.