O oposto Darlan ficou muito próximo de quebrar o recorde de velocidade de saque na Liga das Nações masculina de vôlei (VNL). Neste sábado (19/7), pela terceira etapa da edição de 2025, em Chiba, no Japão, ele atingiu 135,1 km/h durante a vitória da Seleção Brasileira sobre a Turquia por 3 sets a 1.
O saque mais veloz da história da VNL, competição iniciada em 2018, é do polonês Wilfredo Leon. Em maio de 2021, o ponteiro alcançou a marca de 135,6 km/h.
Durante a vitória sobre os turcos, Darlan marcou cinco pontos no saque. Foi a melhor atuação dele no fundamento na VNL deste ano. Anteriormente, ele havia feito dois aces na partida contra Cuba e mais um nos duelos contra Eslovênia e Itália.
Na primeira etapa da competição, no Rio de Janeiro, Darlan salvou um set point esloveno com um saque de 130 km/h. Na ocasião, ele admitiu que deseja bater o recorde de Leon em breve.
O ponteiro naturalizado polonês também é dono do saque mais rápido da história de todas as competições: 138 km/h. Vale lembrar que em torneios internacionais de clubes a medição pode ter diferentes parâmetros por conta de diferentes equipamentos utilizados.
SATISFEITO
Sobre o jogo com a Turquia, Darlan fez uma análise positiva do desempenho da Seleção Brasileira.
– Foi um jogo muito bom. No início dos sets a gente deu mole, começando com a guarda um pouco baixa. Conseguimos reverter isso no primeiro e segundo sets. Foi um jogo para dar rodagem para todos, a comissão técnica tem confiança em todo mundo que está aqui. Eles deram a oportunidade e conseguimos aproveitar bem.