A Federação Holandesa de Vôlei anunciou, nesta sexta-feira, a aposentadoria de duas destaques da seleção feminina: as centrais Robin de Kruijf e Yvon Belien.
Segundo o comunicado, a dupla resolveu não voltar a jogar mais pela Holanda, seguindo a carreira apenas por clubes. As duas centrais já haviam se ausentado das competições em 2021 e agora estão oficialmente fora do ciclo olímpico até Paris-2024.
– É uma pena que Robin e Yvon parem com a seleção. Mas respeito a decisão delas e gostaria de agradecê-las em nome do vôlei holandês por seus anos de dedicação. A equipe já começou a se encaixar em uma nova geração de jogadoras desde o ano passado, e vimos que as sucessoras adequadas estão prontas. Agora cabe às novatas alcançarem tanto quanto Robin e Yvon fizeram – comentou Herman Meppelink, diretor técnico da federação.
De Kruijf, 30 anos, é uma das estrelas do Conegliano, um dos maiores times do planeta. Ela estreou pela Holanda em 2008 e disputou 347 partidas. Na temporada passada, ela se ausentou com a alegação de que precisava de descanso físico e mental. Pela seleção, ela foi vice-campeã europeia em três ocasiões (2009, 2015 e 2017), além de ter participado da Olimpíada de 2016, terminando em quarto lugar.
Já Belien, de 28 anos, defende o Firenze, da Itália. No início do ano passado, ela precisou ser operada após sofrer uma fratura por estresse na tíbia esquerda e ficou fora do Europeu. Ela também fez parte da campanha olímpica em 2016 e ganhou duas medalhas do Europeu em 2015 e 2017.