O treinador brasileiro Maurício Paes aceitou ajudar o ex-comandado Jiri Novak na seleção masculina da República Tcheca, com um ousado objetivo de subir ao pódio no Campeonato Europeu de 2021. Segundo entrevista publicada pelo jornal L´Équipe, nesta quarta-feira, porém, a prioridade dele é outra: assumir o comando da França após os Jogos Olímpicos de Tóquio, no próximo ano.
Laurent Tillie, o atual treinador, deixaria o cargo em agosto deste ano. Mas o contrato foi alongado para 2021, para que ele pudesse comandar os Bleus na Olimpíada. E Paes é um dos cotados para a vaga.
– Fui claro com Jiri e a Federação Tcheca: minha prioridade continua sendo a seleção francesa. Sou claramente um candidato à sucessão de Laurent Tillie após os Jogos Olímpicos. Aproveito esta oportunidade como uma experiência adicional, uma oportunidade de trabalhar de forma diferente e com Jiri, alguém que eu realmente aprecio – disse Paes ao L´Équipe.
Paes tem longa trajetória no vôlei francês. O primeiro trabalho como técnico aconteceu em 1994. Teve passagens por times femininos (Mulhouse e Racing Club), mas teve sucesso entre os homens com Paris e Tours entre 2006 e 2015. Neste período conquistou vários títulos, incluindo quatro campeonatos tendo Jiri Novak, o agora treinador da República Tcheca, como capitão.
Na sequência, Paes mudou-se para o Japão e treinou o Panasonic Panthers. Ele voltou para a França e treinará o Tourcoing na temporada 2020/2021, a primeira de um contrato de três anos.
– Não poderia dizer não a Jiri, na verdade, é até impossível – comentou, antes de explicar como funcionará o trabalho com os tchecos: – Vou sair duas vezes por quinzena, no começo, para avaliar os jogadores e medir a temperatura.