O clima entre as jogadoras de Turquia e Polônia ficou quente antes das duas seleções entrarem em quadra para decidirem uma vaga na semifinal do Campeonato Europeu Feminino 2023 na tarde desta quarta-feira. Dentro de quadra, a Turquia mostrou superioridade em todos os fundamentos, venceu por 3 a 0 e vai enfrentar a Itália na semifinal, sexta-feira. A outra vaga na decisão de domingo será decidida entre Holanda e Sérvia.
O fato é que as jogadoras polonesas deram combustível para incendiar ainda mais a já embalada seleção turca com as declarações que antecederam a partida desta quarta.
Na segunda-feira, a oposta polonesa Magdalena Stysiak deu a seguinte declaração à imprensa do seu país, dizendo que havia assistido ao jogo entre Turquia e Bélgica pelas oitavas de fina (vitória turca por 3 a 1) e que tinha achado Vargas “humana”:
– Assisti ao início do quarto set da partida entre Turquia e Bélgica. Não é segredo que apoiei a Bélgica naquela partida. No entanto, esta partida nos mostrou que a Turquia tem fraquezas e Melissa Vargas também é humana. O mais importante é que vencemos nossa partida (das oitavas de final). Vamos descansar e continuar lutando – disse a jogadora, que terminou o jogo desta quarta com 12 pontos contra 24 de Vargas.
Detalhe: as duas foram contratadas pelo Fenerbahce para a próxima temporada. Mas, como a cubana naturalizada turca só chega para o campeonato nacional por volta de fevereiro – ela atua na Ásia, que tem uma Liga mais curta e paga muito bem nos meses de novembro, dezembro e janeiro -, Stysiak vai ser a titular até lá.
Ontem, a central polonesa Kamila Witkowska falou sobre o que a imprensa polonesa classificou como “jogo sujo turco”, de provocações e afrontes e citou nominalmente a oposta turca Ebrar Karkurt:
– Ebrar é uma jogadora que mostra muita raiva esportiva contra o adversário. Acho que é um jogo sujo para ela. Se conseguirmos impedir, esses comportamentos certamente nos incomodarão muito menos. E poderemos jogar com mais tranquilidade – disse a central polonesa.
Hoje, antes da partida, para uma TV turca, Karakurt mostrou confiança:
– A Turquia está em outro patamar. Vamos vencer – disse a oposta.
E, depois da bela vitória, em resposta à Kamila, Karakurt tirou onda nas redes sociais: “As meninas foram eliminadas pela Turquia no Campeonato Europeu pela terceira vez”.