Após reunião entre clubes e Federação Paulista, o Estadual masculino de 2019 ganhou forma.
A competição terá oito equipes: EMS/Taubaté/Funvic, Sesi, Vôlei Renata, São Judas, Climed/Atibaia, São José dos Campos, São Francisco Saúde/Ribeirão e Vôlei UM Itapetininga. Em comparação com a última edição, a ausência marcante é a do Corinthians/Guarulhos.
Na primeira fase, os oito times se enfrentarão em turno único, para definição do emparceiramento para as quartas de final.
Após a primeira fase, os mesmos oito iniciarão os playoffs. Nas quartas, semifinais e final, o sistema será eliminatório, com dois jogos e em caso de uma vitória para cada equipe será disputado o “golden set” – set desempate jogado ao final da segunda partida.
A primeira fase está prevista para começar no dia 30 de agosto e terminar em 4 de outubro. As quartas de final serão realizadas entre 9 e 13 de outubro. As semifinais serão disputadas entre 19 e 23 de outubro. E as finais estão previstas para acontecer entre 27 e 30 de outubro.
A tabela oficial com todas as datas e horários será definida na próxima semana pela Federação Paulista.
Atual pentacampeão estadual, o Taubaté estará em quadra logo no primeiro dia. A estreia está prevista para o dia 30 de agosto, uma sexta-feira, às 20h, no ginásio do Abaeté, contra São Judas.