No dia do recorde histórico de medalhas de ouro conquistadas na história dos Jogos Pan-Americanos (56), o Brasil revelou o furto de material esportivo da delegação dentro da Vila, em Santiago, no Chile. O Comitê Olímpico do Brasil (COB) divulgou duas notas oficiais sobre o tema durante a sexta-feira (3/11):
“A Missão Brasileira nos Jogos Pan-americanos Santiago 2023 reportou à polícia chilena e ao Comitê Organizador dos Jogos nesta sexta-feira (3/11) que o número de peças furtadas do enxoval da delegação brasileira na Vila na última quinta-feira foi maior do que o inicialmente estimado e posteriormente recuperado.
Após inventário realizado pela equipe de uniformes da Missão, averiguou-se que foram furtados cerca de 305 itens e apenas 37 recuperados. Análises de vídeos das câmeras de segurança indicam também que mais de dois invasores, o número inicialmente divulgado, entraram na tenda onde a Missão distribui e estoca os uniformes da delegação.
O COB instalou câmeras de segurança em suas instalações na Vila Pan-americana para aumentar os cuidados com a delegação. A polícia chilena e o Comitê Organizador dos Jogos Santiago 2023 prometeram mais patrulhamento e segurança no entorno da Vila”.
Na sequência, o Comitê disse ter se reunido com o Comitê Organizador para tratar o tema:
“O COB informa que, na reunião de Chefia de Missão com o Comitê Organizador Pan-americanos Santiago 2023 desta sexta-feira, dia 3, que contou com a presença do presidente da Panam Sports, Neven Ilic, o Comitê Organizador dos Jogos prometeu tomar medidas para aumentar o policiamento no entorno e dentro da Vila.
O Comitê Olímpico do Brasil confirmou a execução do reforço das grades no perímetro da Vila Pan-Americana e já nota maior patrulhamento, o que permite uma sensação maior de segurança de atletas e oficiais”.
Segundo reportagem do Uol, nenhum esporte foi prejudicado com o furto. O Pan terminará neste domingo.