A ponteira Sofia D’Odorico comentou, nesta semana, sobre a grave lesão sofrida no joelho esquerdo na abertura do Campeonato Italiano feminino 2023/2024. A jogadora do Pinerolo teve rompimento dos ligamentos cruzado e colateral, terá de passar por cirurgia e perderá toda a temporada.
A lesão também obrigará a jogadora, de 26 anos, a adiar o sonho olímpico de atuar em Paris-2024. A recuperação deve girar entre oito e nove meses, com no mínimo seis meses de interrupção da carreira. Vale lembrar que a Itália não está classificada ainda, mas ficará com uma das vagas via ranking da Federação Internacional (FIVB) ao fim da fase inicial da próxima Liga das Nações (VNL).
– O ortopedista que vai me operar foi claro: seis meses é o mínimo e não devo ter pressa. Quando eu voltar terei que estar 100% para não correr o risco de me machucar novamente. Se penso na seleção, fico enjoada. Pensamentos negativos, entretanto, são inúteis. Agora só me resta focar na recuperação e voltar à quadra. Mesmo que eu me recuperasse da lesão mais cedo do que o esperado, acho que não haveria espaço para mim na seleção por enquanto – disse D’Odorico.
Após passagem pelo Vallefoglia, a ponteira se transferiu para o Pinerolo, apontado como candidato a ser uma das surpresas da temporada. No último fim de semana, vitória sobre o Firenze no tie-break.
– No domingo passado foi muito difícil assistir ao jogo das minhas companheiras contra Florença. Saber que não posso ajudar é o que mais me pesa – lamentou D’Odorico, tentando ser otimista sobre os próximos meses.
– É a primeira lesão grave da minha carreira e, apesar de lamentar profundamente, sei que faz parte do jogo e que pode acontecer. Nesses próximos meses vocês vão me ver trabalhando intensamente nos bastidores, mas também estudando mais. Ainda me restam seis provas para o mestrado em Ciências Históricas e Orientais. Tentarei aproveitar esse período para terminar também meus estudos universitários – finalizou em entrevista ao Messaggero Veneto.