Uma nova regra aprovada nesta semana pela NCAA, a liga universitária dos Estados Unidos, no naipe feminino, têm agitado a comunidade do vôlei: a liberação dos dois toques.
De acordo com nota oficial da NCAA, o Comitê de Regras debateu fortemente o assunto em janeiro e decidiu permitir os dois toques no jogo. A mudança da regra surgiu depois de concordarem que essa alteração “traria mais consistência e tornaria o jogo mais divertido para as jogadoras e para a torcida”.
A nova regra do campeonato universitário libera os dois toques no levantamento para uma companheira fazer a ação de ataque. A infração será marcada pela arbitragem apenas caso a bola passe diretamente para o outro lado da rede.
Ao longo dos anos, a marcação desta infração por parte da arbitragem gerou intensos debates entre toda a comunidade do vôlei, por conta da subjetividade, já que o critério da marcação dos dois toques muda entre os integrantes da arbitragem. Alguns mais rigorosos, enquanto outros deixam o jogo seguir mais vezes.
Segundo analistas, a “flexibilidade” para este tipo de ação pode nivelar o jogo por baixo, já que minimiza uma questão técnica na construção das jogadas ofensivas.
Por Robson Leal, em colaboração ao Web Vôlei