A quinta e antepenúltima rodada do Pré-Olímpico feminino de vôlei começou com a queda de invencibilidade de uma favorita. A Sérvia foi derrotada pela República Dominicana por 3 sets a 1, parciais de 25-23, 18-25, 25-23 e 25-17, na cidade chinesa de Ningbo, nesta sexta-feira (22/9).
O resultado embolará ainda mais o já embolado Grupo A. Neste momento, sérvias e dominicanas estão empatadas: quatro vitórias, uma derrota e 12 pontos. A vantagem das europeias está nos sets average (3,25 x 2,33). Mais tarde, China e Holanda duelarão. Se alguém vencer por 3-0 ou 3-1, assumirá a liderança isolada com 13 pontos.
Para superar a poderosa Sérvia, a República Dominicana, dirigida por Marcos Kwiek, conseguiu diminuir bastante a quantidade de pontos dados de graça. Foram 19, dez a menos do que as europeias. Sssim as caribenhas fizeram “a Sérvia jogar”. E, mais uma vez, a Boskovic-dependência ficou clara.
A oposta canhota anotou 32 pontos, sendo 27 no ataque (com 49% de aproveitamento), três bloqueios e dois aces. Depois dela apareceu a jovem ponteira Uzelac, reforço do Fluminense, com 12. Foram as únicas do time de Giovanni Guidetti com dois dígitos. Já pela República Dominicana, a oposta Gaila Gonzalez anotou 18 pontos, dois a mais do que Brayelin Martinez. Peña veio a seguir com 13.
Nas duas próximas rodadas, as dominicanas e as sérvias enfrentarão os mesmos rivais: China e Holanda. As quatro seleções brigam por duas vagas em Paris-2024.