A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) oficializou, nesta segunda-feira (20/2), mais uma suspensão de atleta russo por doping. Desta vez, no vôlei de praia. Anna Vozakova pegou dois anos de afastamento.
A ex-jogadora de 33 anos já estava suspensa preventivamente desde janeiro do ano passado. O retorno dela às areias poderá acontecer em 12 de janeiro de 2024. Pouco provável, diga-se de passagem, uma vez que ela deixou as grandes competições há algum tempo.
O caso de doping de Anna Vozakova é parecido com o de jogadores da seleção masculina de vôlei, vencedora da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres. O exame foi feito em junho de 2012, durante a Copa Continental, organizada pela Confederação Europeia (CEV) na cidade de Moscou.
Em 2012, Vozakova disputou a Olimpíada de Londres ao lado da parceira Anastasia Barsuk, terminando na nona colocação.
A substância proibida utilizada por Anna Vozakova foi a sibutramina, um estimulante utilizado para o emagrecimento. Este caso é mais uma confirmado após as investigações iniciadas pela FIVB com dados e informações disponibilizados pela Wada, a Agência Mundial Antidoping, com mostras de testes coletados pelo Laboratório de Moscou.
Neste fim de semana, o terceiro caso de doping um jogador da seleção masculina da Rússia, campeã olímpica de vôlei em 2012, foi revelado.