As campeãs olímpicas Duda e Ana Patrícia retornaram ao top 10 do ranking mundial de vôlei de praia da FIVB pela primeira vez desde outubro de 2024. Na lista atualizada nesta terça-feira (22/4), elas subiram da 13ª para a sexta colocação, com 5.820 pontos, graças ao bronze conquistado no último domingo, na etapa Elite de Brasília do Circuito Mundial.
Duda e Ana Patrícia não disputaram etapas do torneio após Paris 2024 até março deste ano, o que levou a dupla a uma queda da primeira posição no ranking mundial para a 33ª. Agora, elas estão de volta à briga pelos principais títulos do calendário. A dupla brasileira mais bem ranqueada no momento é Thâmela e Vic, em quinto lugar, com 6.060 pontos.
Campeãs em Brasília, as americanas Nuss e Brasher permaneceram em segundo lugar no ranking, com 6.800 pontos, mas apenas 180 pontos atrás das alemãs Muller e Tillmann, atuais líderes, que não participaram do torneio no Brasil e somam 6.980.
As também americanas Cannon e Kraft, que chegaram às quartas de final em Brasília na semana passada, subiram uma posição e chegaram ao terceiro lugar do mundo pela primeira vez na história, superando Tina e Anastasija, da Letônia, que agora estão em quarto lugar.
Entre as outras semifinalistas da semana passada, as brasileiras Carol Solberg e Rebecca, vice-campeãs de Brasília, saltaram da 56ª posição para a 31ª, com 4.380, com apenas quatro torneios classificatórios na conta. A parceria formada no início deste ano é uma das apostas para o ciclo olímpico de Los Angeles-2028.