A CBV divulgou nesta quinta-feira (24/4) a convocação para a disputa do Campeonato Mundial sub-21 de vôlei de praia. As duplas femininas são Julhia/Ana Beatriz e Carol Sallaberry/Marcela, enquanto Dudu/Henrique e João Pedro/Gabriel representarão o país no masculino. Nenhum dos atletas, curiosamente, chegou a completar 20 anos. A data e o local da competição ainda serão divulgados pela FIVB.
Julhia tem 18 anos e é capixaba, enquanto a sua parceira Ana Beatriz é um ano mais nova e nasceu no Mato Grosso do Sul. Já Carol Sallaberry e Marcela são cariocas, com 19 e 18 anos, respectivamente. Elas representam o Sesc Botafogo Praia e levarão o nome do time do Rio de Janeiro ao Campeonato Mundial sub-21.
Julhia e Ana Beatriz conquistaram a primeira etapa do Circuito Brasileiro sub-21, no início deste mês, em Saquarema (RJ), derrotando justamente Carol e Marcela na final, por 2 sets a 1.
Entre as duplas masculinas, todos os convocados têm 19 anos. Dois são paraibanos, mas estão em pares diferentes: Dudu faz parceria com o pernambucano Henrique, enquanto Gabriel é o parceiro de João.
No início deste mês, João Pedro e Gabriel conquistaram a primeira etapa do Circuito Brasileiro sub-21, derrotando Juca e Arthur por 2 sets a 0 na decisão.
O Mundial sub-21 existe desde 2001, com a periodicidade alternando entre anual e bienal. O Brasil é o líder no quadro de medalhas, tanto no masculino quanto no feminino, com 12 e 13 medalhas, respectivamente. Ao todo, são 16 ouros, quatro pratas e cinco bronzes.
Campeões olímpicos, Duda, Ana Patrícia e Bruno Schmidt estão na lista de vencedores do Mundial sub-21, assim como Bárbara Seixas, Carol Solberg, Juliana, Arthur Lanci e George.