O Eczacibasi prova, rodada após rodada, estar de volta ao rol dos melhores times da Turquia na temporada 2022/2023. Nesta quarta-feira (16/11), em casa, vitória incontestável sobre o Vakifbank por 3 sets a 0, parciais de 25-17, 25-21 e 25-20, pela quinta rodada do primeiro turno do Campeonato Turco feminino.
O resultado mantém o time de Tijana Boskovic como um dos invictos da competição, com cinco vitórias em cinco jogos, 15 pontos, e empatado na liderança com o Galatasaray. O Eczacibasi, inclusive, já havia batido o Fenerbahce anteriormente. Já o Vakif sofre o primeiro revés no Turco e permanece em terceiro lugar, com 12 pontos.
No primeiro encontro entre Boskovic e Egonu na Turquia, a sérvia ficou na frente na pontuação: 22 (18 no ataque, com 49% de aproveitamento, e mais quatro aces). A italiana anotou 18 (17 no ataque, 47% de acerto, e um no bloqueio). Ambas lideraram os respectivos times.
Uma grande diferença no clássico hoje foi o levantamento. Elif Sahin tem feito a torcida do Eczacibasi não questionar a ausência da sérvia Maja Ognjenovic, fazendo uma distribuição muito segura e precisa. Já o Vakifbank hoje sofreu na posição, tanto que Cansu Ozbay foi para o banco na parcial parcial, dando lugar a Buket Gulubay. A mudança, porém, não mudou o panorama, com falta de precisão em vários momentos, principalmente nas extremidades.
A capitã Gabi terminou a partida com números ofensivos bem abaixo do normal: foram apenas cinco acertos ofensivos. Os outros dois pontos da brasileira foram no bloqueio. A holandesa Nika Daalderop também ficou devendo, com apenas dois pontos no ataque.
Pelo Eczacibasi, as ponteiras foram bem mais efetivas: a russa Irina Voronkova fez 13 pontos, enquanto Hande Baladin anotou mais 12. Curiosamente todos os 25 pontos da dupla foram no ataque.