Após uma temporada sem participar da principal competição de clubes da Europa, o Eczacibasi estará de volta à Champions League na temporada 22/23. Em duelo valendo a terceira posição do Campeonato Turco feminino, nesta terça-feira, a tradicional equipe venceu a série por 2 jogos a 0 sobre o THY e se garantiu no torneio continental.
No segundo e decisivo jogo, o time comandando por Ferhat Akbas repetiu o 3 a 0 da ida, com parciais de 25-22, 25-19 e 25-17. Como usual, a oposto Tijana Boskovic foi a maior pontuadora do jogo: 18 acertos na conta da sérvia, que teve 62% de aproveitamento no ataque. A ponteira Hande Baladin foi a segunda maior pontuadora do time, com 10 acertos. Pelo lado do THY, a oposto canadense Kiera Van Ryk anotou 16 pontos, enquanto a ponteira alemã Hanna Orthmann contribuiu com outros 11.
Confira os dados da partida:
Eczacibasi x THY
Ataques: 41 (54%) — 37 (41%)
Aces: 4 — 4
Bloqueios: 7 — 6
Recepções positivas: 58% — 54%
Erros: 14 — 23
Assim, as duas equipes encerraram a temporada. O Eczacibasi faturou a Copa CEV e garantiu o bronze no Turco. O THY, que nessa temporada disputou pela primeira vez na sua história a Champions League, não conseguiu repetir o feito terminando na quarta colocação na liga turca e jogará a Copa CEV, a segunda competição em hierarquia na Europa, na temporada 22/23. Os outros dois representantes turcos na Champions serão Vakifbank e Fenerbahce, os finalistas do torneio local.
Por Robson Leal, em colaboração ao Web Vôlei