O Eczacibasi confirmou, neste domingo (20/4), a vaga na próxima edição da Champions League feminina. Na disputa pelo terceiro lugar do Campeonato Turco 2024/2025, vitória suada sobre o Galatasaray por 3 sets a 2, parciais de 15-25, 25-22, 25-16, 23-25 e 15-10, fechando o playoff em 2 a 0.
A Turquia tem três vagas na principal competição europeia de clubes. Fenerbahce e Vakifbank, finalistas do Turco, ficam com as outras duas. O Galatasaray disputará a Copa CEV.
O jogo ainda teve um ingrediente especial: marcar a despedida de pilares do Eczacibasi. Os rumores, há alguns meses, apontam a saída da oposta Tijana Boskovic, da ponteira Hande Baladin, entre outras.
A dupla citada acima fez quase toda a trajetória profissional pelo projeto. A sérvia chegou uma adolescente, em 2015, enquanto Baladin, formada no clube, teve duas saídas rápidas por empréstimo desde 2013. Ao fim da partida, muita emoção e choro tanto entre as atletas como entre a torcida do Eczacibasi. Boskovic terminou a partida como maior pontuadora do time, com 20 acertos, 19 deles no ataque, com 51% de aproveitamento.
Baladin jogou apenas o primeiro set, fez apenas um ponto e não voltou para quadra. A substituta foi a canadense Alexa Gray, responsável por mais 18 pontos para a construção da virada do Eczacibasi.
Pelo Galatasaray, boa atuação da ponteira Ilkin Aydin, autora de 22 pontos: 19 no ataque, um no bloqueio e dois no saque. No passe, a ponteira turca mais regular da temporada teve 49% de positividade. A oposta Alexia Carutasu colaborou com mais 17.