O Eczacibasi derrotou o Vakifbank por 3 sets a 2 (25-14, 25-22, 18-25, 25-27 e 15-12), na tarde desta quarta-feira, em Istambul, na Turquia, e conquistou o título da Supercopa Turca de 2020.
O time do técnico brasileiro Marco Aurélio Motta garantiu o terceiro título consecutivo da competição – foi campeão ano passado também sobre o rival, em outro tie-break.
A ponteira Gabi começou como titular, mas foi substituída no final do segundo set pela turca Ismailoglu. O técnico do Vakifbank, Giovanni Guidetti, precisou trocar a levantadora Ozbay, que é turca, pela sérvia Maja Ognjenovic e, para não estourar o limite de três estrangeiras em quadra, sacou Gabi. A brasileira, porém, vinha sofrendo para passar pelo forte bloqueio adversário.
Gabi finalizou a decisão com apenas cinco pontos, todos no ataque, em 12 tentativas. Foram 42% de acerto no ataque e 36% no passe, segundo as estatísticas atualizadas da competição. Ismailoglu, a substituta, fez cinco pontos.
A maior pontuadora do Eczacibasi foi a oposto sérvia Boskovic, com 31 acertos, 30 no ataque, com um aproveitamento excelente de 63%, além de um ace. Ela foi eleita a MVP da Supercopa. Na sequência apareceu a americana Thompson, com 19: 18 no ataque (60% de acerto) e um ace. A destacar ainda os seis bloqueios da também americana Ogbogu, sendo responsável por 60% dos pontos do time no fundamento.
A oposto sueca Isabelle Haak terminou como maior pontuadora da final, com 35 pontos: 33 no ataque (54% de aproveitamento) e dois aces. Na sequência veio a ponta americana Bartsch, com 15. A central Rasic não jogou.