O pentacampeonato do Vakifbank chegou a parecer questão de tempo no Campeonato Mundial feminino de clubes neste domingo (17/12). Mas o Eczacibasi conseguiu uma incrível virada para conquistar o tri. Em Hangzhou, na China, vitória na decisão por 3 sets a 2, parciais de 19-25, 25-23, 25-23, 23-25 e 15-9.
Coletivamente, o Vakifbank foi muito eficiente no saque no início do jogo. Tanto que abriu 1 set a 0 e tinha 18-13 na segunda parcial. Tinha total controle das ações, com poucos erros e com Jordan Thompson dominante no ataque.
Mas o Eczacibasi reagiu com várias reservas em quadra, como Elif Sahin, Beyza Arici e Alexa Gray. E, surpreendentemente, o principal nome do time era Hande Baladin, assumindo a responsabilidade até no ataque, quando Tijana Boskovic não correspondeu.
E quando a oposta sérvia entrou de vez em ação o jogo mudou. E a virada aconteceu, com Bosko fazendo cinco dos últimos seis pontos na segunda parcial. Do lado do Vakif, Gabi, muito importante para manter a linha de passe estável, perdeu eficiência no ataque.
O quarto foi tenso e teve uma decisiva ajuda do desafio eletrônico da arbitragem. No ponto que daria o 23-23 após um ataque de Baladin, Guidetti viu um toque na rede da ponteira e ele aconteceu. Akbas pediu um outro desafio, argumentando que a bola bateu na antena antes do toque na rede. Mas errou. Com a diferença mínima de dois pontos o Vakif forçou o tie-break.
Na quinta parcial, um bom início do Eczacibasi permitiu a abertura de uma diferença de quatro pontos. E aí foi bola para Boskovic resolver. E ela resolveu. Foram 27 acertos da sérvia, ficando atrás apenas de Thompson (33). Baladin, em ótimo dia, fez 20. Gabi anotou 16.
VAKIFBANK: Cansu Ozbay, Jordan Thompson, Gabi, Alexandra Frantti, Zehra Gunes, Chiaka Ogbogu e Ayca Aykac (líbero). Entraram: Idil Baskan, Bianka Busa. Técnico: Giovanni Guidetti.
ECZACIBASI: Naz Akyol, Tijana Boskovic, Irina Voronkova, Hande Baladin, Sinead Jack-Kisal, Jovana Stevanovic e Simge Akoz (líbero). Entraram: Alexa Gray, Yaprak Erkek, Beyza Arici, Elif Sahin. Técnico: Ferhat Akbas.