Líder invicto da fase de classificação do Campeonato Turco feminino de vôlei, o Eczacibasi levou um susto na abertura das semifinais, nesta quarta-feira (3/5). O time saiu perdendo por 2 a 0 para o THY, mas virou para vencer no tie-break, parciais de 25-27, 22-25, 25-15, 25-16 e 15-6.
Só para variar, o grande destaque foi a sérvia Tijana Boskovic. Foram 31 pontos marcados: 27 deles no ataque, com 54% de aproveitamento, e mais quatro no bloqueio, o melhor número do time no fundamento.
Ela ficou bem à frente das demais jogadoras para o Eczacibasi. A ponta Irina Voronkova anotou 14, seguida pela central Sinead Jack-Kisal com 12 (67% no ataque) e pela também ponteira Hande Baladin, com 11, além de 58% de positividade no passe.
Do lado do THY, a ponteira americana Madison Kingdon somou 19, com Hanna Orthmann anotando 15 (apenas 27% de aproveitamento no ataque) e a central Emily Maglio terminando com 12.
A destacar pelo futuro time de José Roberto Guimarães, que está na Turquia nesta semana, a quantidade de erros: 30. No ataque, foram 13, oito deles da alemã Orthmann.
Na Turquia, a definição dos finalistas acontece em jogo de ida e volta. O golden set acontecerá caso o THY vença o próximo no tie-break. Triunfo por qualquer placar, de ambos os lados, resultará em classificação direta. Vale lembrar que o Eczacibasi disputará em 20/5 a final da Champions League.
A abertura da outra semifinal entre Vakifbank x Fenerbahce acontece no início da tarde desta quarta-feira, em Istambul.