O torneio de vôlei feminino dos Jogos Olímpicos de Paris-2024 terminou neste domingo (11/8) com a Itália se consagrando campeã pela primeira vez ao vencer os Estados Unidos por 3 sets a 0. Com o encerramento dos Jogos, foi divulgado o ‘Dream Team”, ou seja, a seleção da competição.
Com uma excelente campanha desde a fase de grupos, a Itália – que terminou o torneio de Paris de forma invicta e perdeu apenas um set em seis jogos disputados -, aparece com cinco representantes na seleção: a levantadora Alessia Orro, a oposta Paola Egonu, a ponteira Myriam Sylla, a central Anna Danesi e a líbero Monica De Gennaro.
As outras duas atletas que completam o time do campeonato em Paris são a ponteira brasileira Gabi e a central norte-americana Chiaka Ogbogu.
Egonu passa a ter agora status de MVP de quase todos os eventos da modalidade: Olimpíada, VNL, Europeu, Champions, Mundial de Clubes e todos os torneios nacionais disputados
Confira abaixo a seleção completa dos Jogos de Paris:
Levantadora: Alessia Orro (ITA)
Oposta: Paola Egonu (ITA)
Ponteira: Gabi (BRA)
Ponteira: Myriam Sylla (ITA)
Central: Chiaka Ogbogu (EUA)
Central: Anna Danesi (ITA)
Líbero: Monica De Gennaro (ITA)
MVP: Paola Egonu (ITA)
O Brasil terminou os Jogos de Paris no pódio, com a medalha de bronze, conquistada no sábado (10/8), após a vitória por 3 sets a 1 sobre a Turquia. A Seleção Brasileira venceu cinco jogos (Quênia, Japão, Polônia e República Dominicana) perdeu um para os Estados Unidos por 3 sets a 2 nas semifinais. Esse foi o sexto pódio da Seleção Feminina na história. O time tem dois ouros (Pequim-2008 e Londres-2012), três bronzes (Atlanta-1996, Sydney-2000 e Paris-2024) e uma prata (Tóquio-2020).