O Montes Claros América chegou à quarta semana de pré-temporada. Desde a última segunda-feira (14), o elenco começou as atividades de saltos, com destaque para os principais fundamentos. A estreia diante do torcedor está marcada para o dia 14 de setembro, quando recebe o Sada Cruzeiro, no ginásio Poliesportivo Tancredo Neves, em Belo Horizonte, pelo Campeonato Mineiro. O técnico Reinaldo Bacilieri comentou sobre a evolução do time.
– Conseguimos chegar nesta fase, principalmente com aspectos de solo, defesa, recepção e levantamento. Vemos uma transferência daquilo que foi feito para os trabalhos coletivos. Já começamos a fazer uma adaptação em torno de salto, que é muito importante e a montar os sistemas. Vemos esta transferência acontecendo, sendo aplicada. Agora, é o momento de construção e de outros fatores, para que a gente entre com uma equipe organizada – explicou o treinador do Montes Claros/América.
De acordo com o ponteiro Max Lima, o grupo ganhou mais consistência e entrosamento nos últimos dias. Além do Campeonato Mineiro, o Montes Claros/América disputa ainda a Superliga e, caso se classifique, a Copa Brasil na temporada 2023/2024.
– Viemos de uma semana de segue a bola, que costumamos chamar. Agora, finalmente começamos a saltar. De um segundo treino saltando, notamos um ritmo muito bom para uma equipe recém-chegada. Temos muito a desenvolver, mas estamos em um nível bem agradável – disse o atleta do Montes Claros/América.
Entre as principais novidades do Montes Claros/América, estão o líbero Diego, o ponta/oposto Angellus e levantador Luisinho, todos ex-Suzano, além do oposto Gabriel Armanelli, ex-Vedacit Guarulhos e do ponteiro argentino Lucas Ocampo. Um dos atletas mais experientes do grupo, ele pontuou:
– O time está treinando bastante. Esta semana começamos os treinos com saltos. Estávamos fazendo a progressão nas semanas anteriores e evoluindo bastante – comentou o argentino de 37 anos.
Treinamentos baseados em neurociência
A comissão técnica atual do Montes Claros/América está a todo momento buscando desenvolver o melhor desempenho dos atletas, para melhorar o foco e concentração durante uma competição. Nesta temporada, a novidade é trazer os treinamentos baseados em neurociência. Para Ocampo, que já teve esta experiência em outros momento, é fundamental o uso deste recurso.
– Adiciona e acrescenta a parte do treino. Vai nos uma força por parte da leitura do jogo, da tomada de decisões em momento específicos e focar mais na concentração. Já tinha feito em outras temporada, em outros times, sempre foi um plus e de grande ajuda – comentou.