O Fiat/Gerdau/Minas confirmou, em seu site oficial, seus dois primeiros reforços para a próxima temporada. Estão certos os retornos de dois jovens formados nas categorias de base do clube: o ponteiro cubano Luis Elian e o oposto André Saliba.
Elian foi um dos destaques do Funvic/Natal, sendo um dos maiores pontuadores da Superliga. Com 318 pontos, ele ocupava o quarto lugar, mas foi ultrapassado por finalistas, como Wallace, Lopez e Honorato, por exemplo. Na média de pontos por set, o cubano segue em quarto, com 4,18 acertos por set, atrás de Franco (Vedacit Guarulhos), Darlan (Sesi) e Renan Buiatti (Farma Conde/São José).
Com 2,05m e dono de uma fantástica impulsão, Elian chegou à base do Minas na temporada 2017/2018. Em 2019, se transferiu para o tradicional Modena, da Itália, retornando para o Brasil na atual temporada.
Já o oposto canhoto André Saliba, 22 anos e 2,01m, voltará ao Minas após três temporadas. Neste período, ele passou por Portugal, onde defendeu o Caldas e o Sporting. Já na atual Superliga 21/22, ele jogou pelo Montes Claros América, ganhando espaço no segundo turno, ao assumir a titularidade da posição.
Antes de entrar em quadra para a segunda partida da final da Superliga 1XBET masculina, neste domingo, contra o Sada Cruzeiro, o Minas exaltou a utilização de atletas das categorias de base no elenco. Serão sete as opções para o treinador Nery Tambeiro utilizar em Uberlândia. Para 2022/2023, Elian e Saliba aumentarão a lista de jovens com o DNA da formação do clube.