Um jogo digno de decisão de título, definido nos detalhes, com quatro dos cinco sets decididos com diferença de apenas dois pontos, os dois treinadores utilizando bastante o banco de reservas e mutia emoção até o final. Foi essa a tônica do quarto confronto da final da Superliga Cimed Masculina 2018/2019.
O EMS/Taubaté/Funvic está a uma vitória do primeiro título de Superliga da sua história. O time do técnico Renan Dal Zotto derrotou o Sesi-SP por 3 sets a 2, de virada – parciais de 20/25, 25/23, 27/25, 28/30 e 15/13 -, em 2h36min de partida, na noite desta terça-feira, na Arena Suzano (SP), e abriu 2 a 1 na série melhor de cinco da final.
O lado triste do confronto foi a lesão do ponteiro Douglas Souza, do Taubaté, que torceu o tornozelo esquerdo no final do quarto set e deixou a quadra para ser avaliado. Ele já saiu do ginásio com o pé imobilizado por uma bota ortopédica de deve fazer, nesta quarta, exames de imagem, para saber a gravidade da torção.
O quarto duelo da final será no próximo sábado, às 21h30, novamente na Arena Suzano, com transmissão pelo SporTV 2. O quinto jogo, se necessário, está marcado para o dia 11 de maio (sábado), no mesmo horário e local.
O oposto Leandro Vissotto, do Taubaté, aniversariante do dia – completou 36 anos nesta terça-feira -, foi maior pontuador da partida, com 23 pontos e foi eleito o melhor em quadra, faturando o VivaVôlei.
O jogador falou, emocionado, com os olhos cheios d´água, sobre a brilhante atuação. Foi dele o ponto de bloqueio que fechou o jogo no tie-break.
“Não imaginava (fazer um jogo como esse). Hoje eu fiz 36 anos. Não é fácil. Estou emocionado. Não ganhamos nada, mas por hoje estou bem feliz, agradeço meus companheiros. Vamos continuar aí para o próximo jogo. Vai ser essa a tônica dos outros confrontos. Eu venho batalhando o ano inteiro para fazer uma partida dessa, foi um ano de difícil adaptação por vários fatores que aconteceram. Eu agradeço a confiança e fico feliz por conseguir fazer uma partida que todos esperam. Mas todo mundo merece o troféu. Todo mundo jogou muito hoje”, disse Vissotto, em entrevista depois da partida, ao canal SporTV.
Ainda pelo Taubaté, o ponteiro Lucarelli marcou 21 pontos, o central Otávio, 12, Lucão, 11, Conte 11 e Douglas Souza 8. No Sesi SP, os destaques foram o central Éder e o oposto Alan, ambos com 19 pontos, o ponteiro Lipe, com 15 e o ponteiro Lucas Lóh, com 8.
O Sesi SP venceu o primeiro confronto, por 3 a 0, na semana passada, na Vila Leopoldina, e o Taubaté devolveu a o placar, na última terça-feira, no Ginásio Abaeté. Os dois times concordaram em mandar as partidas – a partir do terceiro duelo -, em Suzano. O mando de quadra ontem era do Sesi, que tinha maioria da torcida na arquibancada e o seu animador de torcida. A situação vai se inverter no próximo sábado – a torcida de Taubaté terá a maioria dos ingressos.
Time de melhor campanha da fase classificatória, o Sesi alternou bons e maus momentos na partida deste terça-feira. Somente no primeiro set o time foi aquele que a torcida se acostumou a ver durante toda a Superliga, de saque forte, bom fundo de quadra, ataque eficiente e poucos erros – foram apenas três pontos em erros na primeira parcial. Nesse ritmo, fechou o set em 25 a 20.
No segundo set, o Taubaté mudou a estratégia e passou a adotar o saque flutuante – alternando com o viagem -, deixando de rifar a bola no serviço. Em uma ótima passagem de Vissotto no saque, a equipe fez estrago na recepção rival. Rubinho tirou Lucas Lóh e colocou Renato para tentar melhorar o passe. Mas, com Douglas Souza no lugar de Conte, o Taubaté fechou o set em 25 a 23.
Com o argentino Conte irregular no passe e no ataque, Renan manteve Douglas Souza no terceiro set e Rubinho deixou Renato em quadra no lugar de Lucas Lóh. O Taubaté chegou a abrir 8 a 3, mas o Sesi encostou em 7 a 8, após uma série de erros de passe e ataque do time visitante. O jogo seguiu equilibrado até que Fabiano entrou para sacar no Taubaté, a bola bateu na rede, enganou o passe do Sesi e a equipe azul fechou o set em 27 a 25, virando a partida para 2 a 1.
Rubinho começou o quarto set com Franco no lugar de Alan. O oposto titular, no entanto, voltou na metade da parcial, quando o Taubaté vencia por 17 a 15. Renan manteve Douglas Souza no time titular. Com um saque agressivo, os visitantes seguiram quebrando a boa recepção rival e pontuando com Vissotto e Lucarelli, ambos inspirados. As duas equipes tiveram o set point, mas quem venceu foi o Sesi que, empurrado pela torcida, fez 30 a 28, em 41 minutos, empatando o jogo em 2 a 2. No final do set, Douglas Souza saiu de quadra machucado e Conte retornou ao time titular .
Em um tie-break de tirar o fôlego, com os dois times se alternando na frente do placar, sem deixar o outro abrir vantagem, Vissotto coroou o aniversário fazendo o ponto da vitória no set, em 15 a 13, selando o triunfo do time do interior por 3 sets a 2.
Sesi SP: William, Alan, Lucas Lóh, Lipe, Gustavão, Éder e Murilo (líbero). Entraram: Pureza, Franco, Renato, Evandro, Alan Patrick, Barreto
Técnico: Rubinho
EMS/Taubaté: Rapha, Vissotto, Conte, Lucarelli, Lucão, Otávio e Thalles (líbero). Entraram: Douglas Souza, Abouba, Uriarte, Fabiano, Athos
Técnico: Renan dal Zotto
SUPERLIGA CIMED MASCULINA 18/19
FINAL – PRIMEIRA RODADA
23.04 (TERÇA-FEIRA) – Sesi-SP 3 x 0 EMS Taubaté Funvic (SP), às 21h30, no Sesi Vila Leopoldina, em São Paulo (SP) (25/22, 25/22 e 25/22)
SEGUNDA RODADA
27.04 (SÁBADO) – EMS Taubaté Funvic (SP) 3 x 0 Sesi-SP, às 21h30, no ginásio Abaeté, em Taubaté (SP) (25/23, 25/22 e 25/20)
TERCEIRA RODADA
30.04 (TERÇA-FEIRA) – Sesi-SP x EMS Taubaté Funvic (SP), às 21h30, na Arena Suzano, em Suzano (SP) – (25/20, 23/25, 25/27, 30/28, 13/15)
QUARTA RODADA
04.05 (SÁBADO) – EMS Taubaté Funvic (SP) x Sesi-SP, às 21h30, na Arena Suzano, em Suzano (SP) – SPORTV 2
QUINTA RODADA (SE NECESSÁRIO)
11.05 (SÁBADO) – Sesi-SP x EMS Taubaté Funvic (SP), às 21h30, na Arena Suzano, em Suzano (SP) – SPORTV 2
LEIA TAMBÉM
+ Vaivém: Evandro vai jogar a Copa do Rei, no Qatar
+ América-MG e Montes Claros lançam projeto de novo time na Superliga 2019/2020
+ Começa a venda de ingressos para os jogos da Seleção Feminina na Liga das Nações
+ Seleção sub-19 masculina do Brasil é convocada
+ Fim do jejum: Itambé/Minas conquista a Superliga novamente, 17 anos depois
+ Lavarini deixa o Minas após temporada perfeita: 5 torneios, 5 finais e 4 títulos
+ Opinião: O feito gigantesco do Itambé/Minas na temporada
+ Confira a relação de todos os campeões da Superliga Feminina da história