O EMS/Taubaté venceu derrotou o UPCN San Juan Voley Club, atual campeão argentino, por 3 a 2, nesta segunda-feira à noite, na cidade de San Juan, com parciais de 35/33, 17/25, 25/13, 24/26 e 15/10). Com a vitória, o Taubaté soma os primeiros 2 pontos na competição continental. O UPCN tem 1 ponto.
O treinador to time paulista, Daniel Castellani, colocou em quadra a formação inicial com Uriarte, Facundo Conte, Lucão, Robinho, Lucarelli, Abouba e Thales como líbero.
O primeiro set foi extremamente equilibrado, com as duas equipes sendo bastante efetivas no ataque. O Taubaté teve um começo melhor, e chegou a abrir 5 pontos de vantagem, e parecia levar o set para uma vitória tranquila. No entanto, o UPCN reagiu, e virou em 20 a 19. Daí em diante a troca de pontos foi equilibrada até o final. Os dois times tiveram 3 set points cada. Depois de 36 minutos, o Taubaté conseguiu fechar em 35 a 33, fazendo 1 a 0.
O segundo set foi de superioridade do UPCN, que errou pouco e mostrou sincronismo entre a defesa e o bloqueio. Os argentino venceram por 25 a 17, em 20 minutos, empatando a partida em 1 a 1.
O terceiro set voltou a ser de dominado pelo Taubaté Funvic, que sacou bem, alternando entre o forçado e o tático, dificultando bastante a recepção do UPCN. Com os atacantes virando bem as bolas, os taubateanos não encontraram dificuldades em vencer por 25 a 13, em 19 minutos.
O quarto set foi de equilíbrio novamente. As duas equipes estiveram bem na parte ofensiva, com o Taubaté apostando no saque forçado e com seus ponteiros trabalhando bem. O time argentino, no entanto, errou menos e fechou em 26 a 24, em 27 minutos.
O tie-break foi de maior domínio da EMS Taubaté Funvic, que usou bem a variação de saque e contou com ótima atuação do bloqueio. Com bom volume de jogo, os brasileiros impuseram o ritmo do set, vencendo com superioridade por 15 a 10, fechando a partida em 3 a 2, em 2h12 de partida.
O oposto Leandro Vissotto comentou a vitória:
– Acho que a maior dificuldade foi encarar o cansaço da viagem de Taubaté até aqui, o que acabou não deixando a gente apresentar nosso melhor jogo. A partida foi difícil, o time deles complicou bastante para nós em alguns momentos, e nós também cometemos alguns erros. Mas, no fim a vitória foi justa, as individualidades pesaram para nós e somamos pontos, mas temos que melhorar e apresentar um jogo melhor nesta terça”, comentou o atleta.
O Taubaté Funvic volta à quadra já nesta terça-feira, 06/11, às 19h (horário de Brasília), quando enfrenta o Libertad Burgy Voley, pela segunda rodada do Grupo 2 da Copa Libertadores de Vôlei. O jogo será novamente no ginásio Aldo Catoni, em San Juan, na Argentina.