O que aconteceu com os cruzamentos da próxima fase no Campeonato Mundial sub-19 feminino? Essa é a pergunta feita em vários idiomas desde a noite desta segunda-feira (7/8), quando todos os confrontos de quartas de final foram alterados no site e no aplicativo oficial da Federação Internacional de Vôlei. Em comunicado aos países participantes do Mundial, a FIVB admitiu que um “erro do sistema” causou o problema:
– Informamos que o esboço anterior do calendário de jogos, que pode ser encontrado no sistema VIS, não foi atualizado automaticamente, devido a um erro do sistema. Lamentamos muito o inconveniente causado. Abaixo está o cronograma de jogos atualizado – escreveu a entidade, que chegou a publicar ontem, em seu site oficial, um texto com os cruzamentos errados.
O fato gerou surpresa principalmente na Europa, por conta do fuso horário. Muitos países foram dormir pensando enfrentar um time e agora duelarão com outro nesta quarta-feira. A Federação Italiana foi uma que deixou o cenário claro logo cedo. Ontem, nas redes sociais, a entidade anunciava o duelo com o Japão, nas quartas. Hoje, as postagens e o texto no site oficial foram substituídas.
“Os confrontos das quartas de final do Campeonato Mundial feminino sub-19 mudaram. Conforme relatado no último boletim oficial do evento”, publica a Itália, que agora terá a Croácia pela frente.
No caso do Brasil, não houve surpresa. O Web Vôlei teve acesso a um diagrama, incluído no regulamento enviado aos participantes, com os cruzamentos a partir das oitavas de final. E lá os duelos estão previstos como na última atualização feita, quando você substitui as letras e os números do posicionamento da primeira fase. Assim, a comissão técnica brasileira já tinha em seu planejamento o adversário das quartas saindo de Estados Unidos x República Dominicana, caso passasse pela Argentina, como realmente aconteceu.
A CBV enviou um posicionamento ao Web Vôlei sobre o acontecido:
“De acordo com os documentos recebidos no início da competição pela comissão técnica da seleção feminina sub-19, que detalhavam a fórmula de disputa, o adversário do Brasil nas quartas de final do Mundial seria a equipe dos Estados Unidos. Porém, a plataforma da competição indicava a Turquia. A CBV questionou a Federação Internacional e recebeu uma resposta oficial, informando que houve um erro na plataforma e confirmando o confronto entre Brasil e Estados Unidos. A Federação Internacional se desculpou pelo ocorrido e reforçou que os confrontos atuais seguem o estabelecido no regulamento da competição”.
Os semifinalistas do Mundial sub-19 feminino serão definidos após os jogos Brasil x Estados Unidos, Itália x Croácia, Bulgária x Turquia e Japão x Tailândia. Todos eles serão disputados em Osijek, na Croácia. O Web Vôlei transmitirá o confronto brasileiro contra as americanas, amanhã, a partir das 16h (de Brasília), com narração de Bruno Souza, comentários de Gurja e Daniel Bortoletto.
Pelo diagrama acima, quem vencer entre Brasil x EUA duelará na semi contra Itália ou Croácia.