A seleção masculina da Eslovênia está convocada para o início dos trabalhos para o vasto calendário de competições de 2023 (Liga das Nações, Campeonato Europeu e Pré-Olímpico). O técnico romeno Gheorghe Cretu chamou 23 nomes (veja lista completa abaixo), mantendo a base dos últimos anos.
– Durante a temporada, acompanhei de perto todos os jogadores que fizeram parte da seleção nos últimos anos. Para uma equipe que teve um bom desempenho no Mundial, é importante se manter saudável. Aproxima-se o período de preparação de cinco meses, durante os quais nos esperam três importantes competições, que decorrerão uma após a outra. É claro que não temos tempo para grandes mudanças ou para testar coisas novas – disse Cretu.
A Eslovênia se reunirá pela primeira vez em menos de um mês, em 8 de maio, em Ljubljana. Já se sabe que alguns nomes não estarão presentes por conta de compromissos com os clubes. A lista de Cretu inclui quatro jovens (Bracko, Fink, Kumer e Sešek) que ainda não fizeram uma aparição oficial pela seleção adulta.
– Como eu disse antes, não haverá tempo para tentar coisas novas. Nossa tarefa será integrar os novos o máximo possível à equipe e ao sistema de nosso jogo. Teremos que dedicar cada momento a isso. Assim, eles saberão exatamente como podem ajudar ao máximo o time se tiverem que preencher uma lacuna.
No Pré-Olímpico, a Eslovênia atuará no Japão, contra Estados Unidos, Sérvia, Turquia, Tunísia, Egito, Finlândia, além dos donos da casa. Os dois primeiros carimbarão o passaporte para Paris-24.
Veja a convocação da Eslovênia:
Levantadores: Dejan Vincic, Gregor Pernus, Uros Planinsic e Gregor Ropret
Opostos: Toncek Stern, Nik Mujanovic e Jaka Sesek
Pontas: Rok Mozic, Ziga Stern, Tine Urnaut, Crtomir Bosnjak, Rok Bracko, Klemen Cebulj e Matej Kok
Centrais: Jan Kozamernik, Miha Fink, Danijel Koncilja, Janz Janez Krzic, Alen Pajenk e Saso Stalekar
Líberos: Jani Kovacic, Ziga Kumer e Urban Toman