Foram conhecidas nesta segunda-feira (11/9) as duas primeiras seleções classificadas para as semifinais do Campeonato Europeu masculino de vôlei. Eslovênia e França seguem para a disputa por medalhas na competição.
Na abertura da rodada dupla, em Varna, na Bulgária, a Eslovênia foi a primeira a avançar ao derrotar a Ucrânia por 3 sets a 1, parciais de 25-17, 31-29, 21-25 e 25-23.
Com equilíbrio entre os pontuadores, a seleção eslovena teve quatro atletas com duplos dígitos de pontuação: Klemen Cebulj (17), Rok Mozic (16), Tine Urnaut (13) e Jan Kozamernik (12). Pelo lado ucraniano, o oposto Vasyl Tupchii chegou aos 21 pontos, um a mais do que o ponteiro Oleh Plotnystskyi.
A Eslovênia agora aguarda na semi por Polônia ou Sérvia, que duelam nesta terça-feira, às 13h (de Brasília).
Do outro lado da chave, a França espera o vencedor de Itália x Holanda, confronto de amanhã às 16h. Os atuais campeões olímpicos conseguiram se vingar hoje da derrota para os romenos na primeira fase, fazendo 3 a 0: 25-22, 25-14 e 27-25. Bem diferente do time que começou o Europeu, a França tem atuado com Brizard, Patry, Louati, Carle, Le Goff, Chinenyeze e Grebennikov. Uma formação sem tanta potência ofensiva, mas com equilibrada no passe e assim muito eficaz nas jogadas pelo meio.
Na terceira parcial, Andrea Giani tirou do banco Clevenot e Tillie e eles ajudaram numa virada improvável. A Romênia chegou a ter cinco pontos de frente, desperdiçou quatro sets points – três seguidos – com alguns erros no ataque, e não conseguiu prolongar o duelo de quartas de final.
Foram 14 pontos de Patry, o maior anotador francês. A destacar ainda os 100% de aproveitamento de Le Goff no ataque em oito tentativas. O ponta Acionanitei fez 11 para os romenos.