Ninguém sabe até onde a Eslovênia pode ir no Campeonato Mundial masculino de 2022. Mas é certo que uma das seleções da casa já protagonizou um momento especial na atual edição. Neste domingo, na Arena Stozice, em Ljubljana, a seleção eslovena chegou a comemorar a vitória sobre a França por 3 a 1. Mas um pedido de desafio francês de toque no bloqueio, após ataque de Ngapeth, fez a arbitragem voltar atrás no 25-23. Na sequência, virada francesa no quarto set e no jogo.
No fim, a atual campeã olímpica e da Liga das Nações ganhou por 3 sets a 2, parciais de 25-21, 22-25, 23-25, 34-32 e 15-7. O resultado garante antecipadamente a classificação da França para as oitavas de final. Já o time dirigido pelo romeno Gheorghe Cretu enfrentará a Alemanha, na última rodada, em busca da vaga
Para superar um dos grandes favoritos ao título mundial, a Eslovênia contava com uma atuação especial do trio de extremidades: o oposto Toncek Stern e os ponteiros Tine Urnaut e Klemen Cebulj. Foram 50 pontos marcados no total pelo trio. Mas eles caíram muito de produção no tie-break.
Pelo lado francês, Earvin Ngapeth, sentia falta de Clevenot e Patry. E ele foi carregando o time nas costas nos momentos mais complicados. No total, foram 29 pontos do craque, enquanto os companheiros deixaram a desejar. O outro ponteiro deixou a quadra no terceiro set, tendo apenas quatro pontos. Já o oposto, apesar de ter feito 16, oscilou mais do que o normal. Quem apareceu bem na reta final foi Kevin Tillie, com nove acertos.