A Eslovênia está na semifinal da VNL Masculina pela segunda vez na sua história e vai em busca da sua primeira medalha na competição. O time europeu derrotou a Argentina por 3 sets a 2, de virada – parciais de 19-25, 25-17, 17-25, 29-27, 15-7 -, na tarde desta sexta-feira (28/6), em Lodz, na Polônia, e vai enfrentar o Japão neste sábado, às 15h (horário de Brasília), por vaga na final. Quem vencer desse duelo chegará à decisão da VNL pela primeira vez.
A outra semifinal será disputada entre a anfitriã Polônia – que eliminou o Brasil ontem – e a França, que teve trabalho, mas venceu a Itália B nesta sexta-feira na abertura da rodada, a partir do meio-dia. Os dois jogos serão transmitidos pelo Sportv e pela Volleyball World.
A Eslovênia terminou a fase classificatória da Liga das Nações na primeira colocação com apenas uma derrota em 12 jogos e a Argentina em oitavo, com 6 vitórias e 6 derrotas.
A Argentina chegou a ter o match point no 27 a 26 do quarto set, mas permitiu a virada dos europeus na parcial e na partida. O oposto Toncek Stern, da Eslovênia, foi o maior pontuador do jogo com 31 pontos. Cebulj fez 16. Os destaques da Argentina foram o oposto Bruno Lima – que defende o Vôlei Renata na Superliga desde a temporada passada – com 26 acertos e Palonsky, com 18.
A Polônia é a atual campeã da VNL. Os títulos das outras edições da competição ficaram om a Rússia em 2018 e em 2019, o Brasil em 2021 e a França em 2022.
ESLOVÊNIA: Ropret, Stern, Pajenk, Kozamernik, Cebulj, Urnaut e Kovacic (líbero). Entraram: Planinsic, Mozic, Bracko, Mujanovic. Técnico: Gheorghe Cretu.
ARGENTINA: De Cecco, Bruno Lima, Loser, Zerba, Facundo Conte, Palonsky, Danani (líbero). Entraram: Martin, Matias Sánchez, Koukartsev, Vicentin e Palacios. Técnico: Marcelo Mendez.