X

Estados Unidos anunciam sucessor de Kiraly na seleção

Estados Unidos anunciam sucessor de Kiraly na seleção. Sullivan foi líbero americano em duas Olimpíadas e fez sucesso na NCAA
Autor:

Compartilhe:

A seleção feminina dos Estados Unidos tem um novo treinador: Erik Sullivan. Ele foi anunciado nesta segunda-feira (6/1) como o substituto de Karch Kiraly, agora comandante do time masculino no ciclo Los Angeles-2028.

Sullivan é tido como mestre em sistemas defensivos durante a longa trajetória na NCAA. Ele também treinou seleções de base no país. “Sua capacidade de desenvolver talentos de primeira linha e sua experiência em ambientes de alta pressão fizeram dele o candidato ideal para liderar a seleção feminina dos Estados Unidos”, publicou a federação local. Nos últimos 14 anos, ele atuou como treinador na Universidade do Texas, com oito aparições na Final Four da NCAA e três títulos nacionais.

Karch Kiraly, o antecessor, levou a equipe a três medalhas olímpicas e um título de Campeonato Mundial. A estreia de Sullivan será na Liga das Nações, com primeira etapa no Rio de Janeiro.

– Com a temporada da seleção feminina marcada para começar em menos de seis meses, sabíamos que tínhamos que agir rapidamente, mas com cuidado. Foi fundamental que tomássemos a decisão certa, mas também tivemos que agir rapidamente para dar ao novo treinador tempo suficiente para conhecer a equipe, desenvolver um plano de jogo e integrar-se perfeitamente ao programa – disse John Speraw, presidente e CEO da USA Volleyball.

– O papel do treinador principal da seleção nacional é diferente de qualquer outro cargo de treinador. Não se trata de recrutamento ou captação de recursos: trata-se de estratégia de nível de elite, compreensão das nuances da competição internacional e gerenciamento de um ambiente de alto desempenho. Precisávamos de alguém que pudesse começar a trabalhar e trazer essa experiência específica, e Erik foi a escolha certa – finalizou Speraw, ex-treinador da seleção masculina.

Como jogador, ele representou os EUA como líbero nos Jogos Olímpicos de 2000 e 2004. Sua carreira de jogador internacional, que também incluiu passagens por ligas profissionais na Europa.

– Estou feliz que Erik Sullivan será o próximo treinador da seleção. A equipe continuará sua tradição de ser liderada por um treinador de classe mundial, e a experiência de Erik como atleta olímpico será inestimável. O conhecimento de vôlei que adquiri com ele continua a moldar meu jogo, mas as lições de liderança que ele me ensinou – sobre manter um padrão de medalha de ouro – são o que mais sou grato – comentou a central Chiaka Ogbogu.

Tags: Estados Unidos

Últimas notícias