A seleção masculina dos Estados Unidos é a primeira a definir o seu elenco para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. A lista de 13 nomes do técnico John Speraw, sendo 12 convocados e um reserva, foi anunciada nesta sexta-feira (10/5), antes mesmo do início da Liga das Nações (VNL).
Lideram a relação o oposto Matt Anderson e o central David Smith, que vão para a quarta edição do evento. O levantador Micah Christenson, o central Max Holt, os ponteiros Thomas Jaeschke e o líbero Erik Shoji disputarão os Jogos Olímpicos pela terceira vez. Já os ponteiros TJ DeFalco, Aaron Russell e Garrett Muagututia encaram o desafio pela segunda vez.
Os estreantes da equipe americana são os centrais Taylor Averill e Jeff Jendryk e o levantador Micah Ma’a. Já o oposto Kyle Ensing, que esteve em Tóquio, viajará para ficar à disposição em caso de necessidade.
– Uma das partes mais difíceis de treinar esta equipe é definir os últimos 12 atletas que disputarão as Olimpíadas. Viajamos com 14 jogadores para cada torneio. Restringir para 12 é sempre um grande desafio. É uma decisão muito difícil, porque temos tantos atletas talentosos, trabalhadores e de alto caráter, que foram ótimos companheiros de equipe e representaram muito bem os Estados Unidos. No final das contas, decidimos que estes eram os 12 melhores para competir por nós em Paris – afirmou o técnico John Speraw, que explicou as razões para o anúncio antecipado do grupo.
– Escolher a equipe agora nos permite gerenciar uma equipe veterana e a rotina das viagens da Liga das Nações para garantir que tenhamos um bom equilíbrio entre treinamento, recuperação e competição para nos prepararmos para os Jogos.
Speraw atuará como técnico de sua terceira equipe olímpica depois de liderar a seleção masculina dos Estados Unidos no Rio, onde conquistou a medalha de bronze, e em Tóquio. Ele atuou como assistente técnico da seleção masculina que conquistou o ouro nos Jogos de Pequim 2008, e da seleção de Londres 2012.
Speraw também é o técnico principal do time masculino de vôlei da UCLA e venceu seu segundo campeonato consecutivo da NCAA em 5 de maio. Seus assistentes técnicos são Matt Fuerbringer, Javier Weber e Michael Wall.
– É uma honra incrível treinar esse time. Conheço todos eles há muito tempo. Tenho um elevado grau de confiança na sua capacidade de jogar e respeito a forma como competem e representam os Estados Unidos. Sei o quão especial é esta experiência e sou grato a estes 12 homens e a todos os atletas que deram o seu melhor neste esforço olímpico – completou o treinador.