O Fenerbahce iniciou os trâmites para a produção de uma estátua da meio de rede Eda Erdem. Neste início de semana, o clube divulgou as primeiras imagens do processo, com a atleta passando por medições após um encontro com os responsáveis pelo projeto.
A decisão de homenagear a jogadora aconteceu após o inesquecível ano de 2023 da seleção feminina da Turquia, campeã da Liga das Nações e do Campeonato Europeu, ambos inéditos.
A inauguração da estátua está prevista para 8 de março de 2024, no Dia Internacional da Mulher.
– Construir uma estátua da Eda Erdem é uma situação muito merecida. A nossa comunicado e os fãs do vôlei aceitaram tão bem que é uma grande felicidade e um orgulho para nós. Estamos muito entusiasmados – disse Simla Bayazit, membro do Conselho de Administração do Fener.
A escultora e arquiteta Pinar Oktem Dogan foi escolhida para produzir a estátua.
– É muito especial criar essa obra em homenagem para a Eda Erdem, que conta ao mundo sobre o poder das mulheres turcas, simboliza seu sucesso e lançará luz sobre o vôlei para as próximas gerações – disse Dogan.
Eda Erdem, que defende o Fenerbahce desde 2008, também comentou o início dos trabalhos com a escultora:
– Acredite, não sei como isso vai ser. Mas quando o dia chegar, veremos juntas. Mas tenho uma sensação muito boa dentro de mim. Acho que deixaremos um lindo presente para o futuro. Estou muito animada.