A abertura do Circuito Brasileiro de vôlei de praia, na praia de Itaúna, em Saquarema (RJ), demonstrou o tamanho da insatisfação dos atletas depois das mudanças no formato e no regulamento para 2022. Baixo número de inscritos e poucas duplas renomadas presentes marcam a etapa.
Na disputa do Top 8, a única parceria formada por atletas com presença no Circuito Mundial é Rebecca/Talita. A estreia delas será contra Mayara/Anne Kolbow. Entre as demais duplas, a mais conhecida é Josi e Carol. As demais são jovens, várias ainda atuando nas categorias de base, com poucos resultados no nível profissional: Nina/Carol, Manu/Manu, Karem/Julhia, Karol/Aninha e Laryssa/Sabrina.
No masculino, a dupla mais conhecida é formada por Arthur/Adrielson. Os demais participantes participantes serão Mateus/Gabriel, Patrick/Manaus, Nico/Samuel, Carlos/Tonny, Lazaro/Romildo e Lucas/João Pedro.
No novo formato, o Circuito Brasileiro passa a ser dividido em duas competições por etapa. O Aberto reúne as duplas entre o 8º e o 13º lugar no ranking, além de dois convidados e até oito parcerias classificadas pelo qualifying. Já o Top 8 é disputado pelas sete duplas mais bem ranqueadas, além de um convidado especial: o campeão do Aberto anterior, que ganha o wild card como bônus pela performance.
De acordo com a Comissão de Atletas, o boicote à etapa atingiu 95% de adesão dos atletas de vôlei de praia. Nas redes sociais, vários voltaram a criticar as mudanças e a manutenção de uma etapa esvaziada. Entenda a insatisfação dos atletas. A CBV já garantiu que irá manter o formato para o restante da temporada.