Os Estados Unidos derrotaram a Polônia por 3 sets a 1, de virada – parciais de 21/25, 25/16. 25/15, 26/24) -, na madrugada desta quarta-feira, na cidade da Nanquim, na China, na abertura da fase final da Liga das Nações. A partida foi válida pelo Grupo B, o mesmo do Brasil, que estreia na fase decisiva nesta quinta-feira, ás 4h (de Brasília), contra as polonesas.
Daqui a pouco, pelo Grupo A, China e Turquia se enfrentam, a partir das 8h30 (horário de Brasília).
Com esse resultado, se o Brasil ganhar das europeias amanhã já se garante nas semifinais, independentemente do que acontecer na partida contra os Estados Unidos, sexta-feira, no mesmo horário.
De virada
Depois de um primeiro set arrasador, as polonesas foram presas fáceis para as norte-americanas, atuais campeãs da Liga das Nações, sofrendo com uma recepção inconstante.
Uma jogada bizarra marcou o match point para os EUA, no quarto set. A Polônia perdia por 23 a 21 e conseguiu a virada em 24 a 23, após boa passagem pelo saque. As norte-americanas empataram no erro das rivais, que na sequência pensaram que o jogo estava paralisado por um suposto pedido de tempo do técnico, mas o tempo não havia sido formalizado e os Estados Unidos sacaram normalmente, pegando as adversárias desprevenidas do outro lado da quadra, fazendo 25 a 24. O ponto da vitória saiu de um contra-ataque com Robinson.
A oposta Andrea Drews, dos EUA, foi a maior pontuadora do jogo, com 23 pontos, seguida pela oposta polonesa Smarzek, com 22. A ponteira norte-americana Kelsey Robinson marcou 19 pontos e foi outro destaque do confronto não só no ataque, mas também no passe.
Resultados – Quarta-feira
EUA 3 x 1 Polônia (21/25, 25/16, 25/15, 26/24)
8h30 – China x Turquia
Quinta-feira
4h – Brasil x Polônia
8h30 – Itália x Turquia
Sexta-feira
4h – Brasil x EUA
8h30 – China x Itália
Sábado
4h – Semifinal 1
8h30 – Semifinal 2
Domingo
4h – Disputa do bronze
8h30 – Disputa do ouro
LEIA TAMBÉM
+ Brasil vai pegar Irã e Polônia por vaga na semifinal da Liga das Nações
+ Maurício Souza sofre torção e preocupa para a fase final da VNL
+ Fabiana e Suelen convocadas por Zé Roberto
+ Sheilla é convidada para treinar com a Seleção e aceita
+ Coluna: Brasil supera expectativas na VNL feminina