A Real Pro Volleyball, nova liga feminina dos EUA, começou nesta quarta-feira (24/1), com recorde de público para um jogo profissional feminino de vôlei no país e muito equilíbrio. Em quadra, o visitante Atlanta Vibe levou a melhor sobre Omaha Supernovas, parciais de 26-24, 25-23, 17-25, 19-25 e 15-13, diante de 11.624 torcedores no Chi Center, em Omaha.
De acordo com a nova liga, o maior público anterior para uma partida profissional feminina, nos Estados Unidos, foi de 10.213 torcedores na classificação olímpica para a Rio-2016, em 9 de janeiro de 2016, com EUA 3 x 0 República Dominicana.
– Que participação fantástica dos fãs de vôlei em nossa primeira partida! Todas as jogadoras de vôlei do passado, as atuais e as futuras em todo o país deveriam estar orgulhosas de ver este apoio a um esporte que todos amamos tanto – disse Jen Spicher, CEO da Pro Volleyball Federation, que organiza a competição.
O grande nome de Atlanta foi Leah Edmond, autora de 29 pontos, 27 deles no ataque, com 39% de aproveitamento. Outros nomes conhecidos do time são a líbero Morgan Hentz, com convocações recentes para a seleção americana, e a levantadora Tori Dilfer.
Em Omaha, equilíbrio na pontuação, com Brooke Nuneviller, Danielle Hart e Jess Schaben somando 16 pontos cada, um a mais do que a dominicana Bethania De La Cruz. Campeã mundial e três vezes vencedora da VNL com os EUA, Tori Dixon fez 14.
A liga possui outros cinco times: Columbus Fury, Grand Rapids Rise, Orlando Valkyries, San Diego Mojo e Vegas Thrill. Vale lembrar que ela não é a mesma que terá Fabiana e grandes nomes da seleção dos Estados Unidos em 2024/2025.