Os Estados Unidos vão fazer a final da VNL Masculina 2023 com a Polônia. Os norte-americanos derrotaram a Itália, atual campeã mundial, na tarde deste sábado (22/07), por 3 sets a 0 (parciais de 25-19, 25-18, 25-19), na cidade polonesa de Gdansk e garantiu vaga na decisão deste domingo, às 15h, com transmissão pelo SporTV e também pelo canal do Web Vôlei no YouTube. Na abertura da rodada deste sábado, os anfitriões eliminaram o Japão com a vitória por 3 sets a 1, de virada. Neste domingo, japoneses e italianos vão decidir o bronze da Liga das Nações.
O ponteiro Thomas Jaeschkee e o oposto Matt Anderson terminaram a partida com 16 pontos cada um. O ponteiro Defalco pontuou 15 vezes. A Itália sofreu com o seu side out, apesar de todo o poderio de ataque já mostrado nesta VNL. O ponteiro Michieletto encerrou a partida com 9 pontos, mesma pontuação do também ponteiro Daniel Lavia.
Com a vaga na final, os Estados Unidos fizeram valer o fato de terem terminado a fase classificatória da VNL na primeira colocação com apenas duas derrotas em 12 jogos. Os poloneses encerraram a primeira fase em quarto e, antes de passar pelo Japão, eliminaram o Brasil nas quartas de final na última quinta-feira.
Os Estados Unidos dominaram a partida de forma implacável. A Itália, irreconhecível, não foi nem sombra do time que massacrou os argentinos com uma vitória por 3 sets a 0 em apenas 1h09min nas quartas de final da VNL na quarta-feira. Gianeli, impreciso em muitos lances e sem criatividade, esteve longe das suas boas atuações.
Com uma boa marcação de bloqueio e a defesa bem postada, os norte-americanos abriram boa frente no placar logo no início dos sets e a mantiveram, sem sustos até o final. O levantador Christenson jogou com o passe na mão praticamente o tempo todo, o que fez a Itália perder o duelo tático também no bloqueio. Os americanos fizeram 10 pontos no fundamento contra 5 dos europeus.