De virada, a Rússia avançou para as quartas de final do Campeonato Europeu masculino de vôlei. Neste sábado, na Ergo Arena, em Gdansk, na Polônia, vitória dos vice-campeões olímpicos sobre a Ucrânia por 3 sets a 1, parciais de 22-25, 25-16, 25-22 e 25-22.
Os russos terão pela frente nas quartas de final a Polônia, bicampeã mundial, que passou pela Finlândia em sets diretos, parciais de 25-16, 25-16 e 25-14 (confira a tabela desta fase do Europeu).
Egor Kliuka foi o maior pontuador do confronto entre russos e ucranianos, com 21 acertos: 15 no ataque, com 50% de aproveitamento, dois no bloqueio e quatro no saque. No Europeu, com os desfalques na posição de oposto (Mikhaylov e Poletaev), o técnico finlandês Tuomas Sammelvuo vem utilizando uma formação com três ponteiros, deslocando Kliuka para a saída de rede. Volkov e Podlesnykh também foram importantes hoje. Eles colaboraram com 14 e 13 pontos, respectivamente.
Pelo lado ucraniano, destaque para o central Yurii Semeniuk, com cinco pontos de bloqueio, além de mais oito no ataque (62% de acerto) e um ace.
Na primeira fase do Europeu, a Rússia havia terminado em segundo lugar no Grupo C, com quatro vitórias e uma surpreendente derrota para a Turquia. Já a Ucrânia finalizou em terceiro no A, com três triunfos em cinco jogos.