O segundo dia de disputa em Viena (AUT) foi de maior atividade das duplas masculinas. Nesta quinta-feira (01.08) foram realizadas as duas rodadas da fase de grupos entre os homens, enquanto a repescagem movimentou a chave feminina na etapa cinco estrelas do Circuito Mundial de Vôlei de praia. Pelo Brasil, Evandro/Bruno Schmidt (RJ/DF) e Alison/Álvaro Filho (ES/PB) foram os destaques avançando de forma direta para as oitavas de final com duas vitórias cada.
O primeiro compromisso de Evandro e Bruno Schmidt foi contra os suíços Beeler/Krattigeer, e a dupla brasileira levou a melhor por 2 sets a 1 (21/16, 19/21 e 16/14). Mais tarde eles conseguiram garantir a liderança do grupo C com nova vitória, desta vez sobre Cherif/Ahmed (QAT) por 2 sets a 0 (21/18 e 21/17).
– Pegamos uma chave bastante apertada, com Dalhausser e Lucena, os meninos do Qatar, que estão com uma saúde e vontade incríveis. Então é muito importante sair de uma chave forte como essa com vitórias, mostra que estamos fazendo força para buscarmos nosso melhor, estamos focados, saio muito satisfeito com esse começo em Viena – disse Bruno.
(Getty Image/FIVB)
Grupo E
Alison e Álvaro Filho também conseguiram dois resultados positivos no grupo E. Primeiro eles passaram por Priddy/Brunne (EUA) por 2 sets a 0 (21/19 e 21/12). E garantiram a vaga direta às oitavas com o triunfo sobre Pedlow/Schachter (CAN) por 2 sets a 0).
No grupo G André e George começaram bem vencendo Saxton/O’Gorman (CAN) por 2 sets a 0 (21/14 e 21/16). No entanto, na rodada seguinte, eles acabaram sendo superados pelos chilenos campeões Pan-Americanos em Lima 2019, Marco e Esteban Grimalt, por 2 sets a 0 (18/21 e 17/21). Com isso eles precisam passar pela repescagem nesta sexta-feira (02.08) contra os letões Plavins e Tocs.
A quarta dupla do Brasil no torneio masculino, Saymon e Guto (MS/RJ) acabaram sofrendo revés nos dois jogos que participaram e deram adeus à competição. Primeiro os poloneses Bryl e Fijalek venceram por 2 sets a 0 (18/21 e 16/21). No duelo seguinte a vitória ficou com Semenov/Leshukov (RUS) por 2 sets a 0 (16/21 e 11/21).
No feminino apenas Ágatha e Duda entraram em ação
Entre as mulheres o dia foi de descanso para as duplas que se classificaram de forma direta para as oitavas de final, e apenas as partidas de repescagem foram realizadas nesta quinta-feira. Portanto somente Ágatha e Duda (PR/SE) jogaram nesta rodada. As brasileiras venceram Liliana e Elsa, da Espanha, por 2 sets a 0 (21/16 e 21/17).
(Getty Image/FIVB)
Nas oitavas de final Ágatha e Duda farão duelo caseiro contra Ana Patrícia e Rebecca (MG/CE). Maria Elisa/Carol Solberg (RJ) enfrenta Stubbe/van Iersel (HOL). Talita e Taiana (AL/CE) medirão forças com as chinesas Xia e Wang. E, completando os compromissos brasileiros Bárbara Seixas e Fernanda Berti (RJ) jogam contra Ludwig, campeã olímpica na Rio 2016, e a atual parceira Kozuch, da Alemanha.
Formato
A fase de grupos é composta por 32 times em cada naipe, divididos em oito chaves. Após a primeira fase, os primeiros colocados vão direto às oitavas de final, enquanto segundos e terceiros de cada grupo disputam uma rodada eliminatória anterior, da repescagem (Round 1). O torneio segue com oitavas, quartas, semifinais e disputas de bronze e ouro.
A competição em Viena rende cerca de R$ 150 mil para os campeões dos naipes masculino e feminino. Ao todo, o torneio distribui cerca de R$ 2,3 milhões em premiação aos atletas, além de oferecer pontuação alta para o ranking internacional – 1.200 para os times vencedores.