Aos 32 anos e com duas edições dos Jogos Olímpicos no currículo (Rio-2016 e Tóquio-2020), Evandro mira novamente a maior competição esportiva do planeta. E com dupla nova. Nesta sexta-feira (10/2), ele estreia a parceria com Arthur Lanci, de 26, representando o Brasil na segunda etapa do Circuito Sul-Americano de vôlei de praia, em San Juan (ARG). Na competição, as duplas somam pontos para o país nas sete etapas da temporada. Além disso, a pontuação vale para a corrida olímpica, que em junho de 2024 define as duplas brasileiras que disputarão os Jogos de Paris 2024.
– Eu e Arthur decidimos caminhar juntos e unir nossos objetivos. Ele é um cara mais novo e foi muito bem na última temporada. Este é um ano muito importante, cada ponto será valioso para a corrida olímpica. Temos ótimas duplas brasileiras brigando pelas vagas, então temos que valorizar cada competição – diz Evandro.
– Tenho um dos melhores jogadores do mundo ao meu lado. Confio nele e na equipe de olhos fechados – completa Arthur Lanci, que ao lado do novo parceiro fez parte da preparação para a temporada no Centro de Treinamento da CBV, em Saquarema.
Na disputa feminina, o Brasil será representado por Josi Alves e Carol Goerl, que em 2022 conquistaram prata na etapa de Cochabamba (BOL).
– Em 2022, o Brasil foi campeão do Circuito Sul-Americano nos dois gêneros. Este ano, já começamos a temporada com duas medalhas (ouro de Tainá/Vic; e bronze de Saymon/Vinícius). As competições que contam para a corrida olímpica são ainda mais importantes nesta temporada – explica o gerente de vôlei de praia da CBV, Guilherme Marques.
CIRCUITO SUL-AMERICANO 2023
1ª etapa – Rancágua (CHI) – 20 a 22 de janeiro – ouro (Tainá/Vic) e bronze (Saymon/Vinicius)
2ª etapa – San Juan (ARG) – 10 a 12 de fevereiro
3ª etapa – Malargue (ARG) – 17 a 19 de fevereiro
4ª etapa – Santiago (CHI) – 24 a 26 de fevereiro
5ª etapa – Rio Hondo (ARG) – 21 a 23 de abril
6ª etapa – Lima (PER) – 28 a 30 de abril
Etapa Finals – Uberlândia (BRA) – 18 a 20 de maio