Começou nesta sexta-feira, no Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), em Saquarema (RJ), a chave principal da quarta etapa masculina do Circuito Brasileiro de vôlei de praia 20/21. Ao final da primeira fase, 16 times seguem na busca por medalhas na competição.
Com um número maior de competidores em relação à etapa anterior – aumentou de 20 duplas para 24 – o formato da disputa mudou. As 24 duplas foram divididas em seis grupos com quatro parcerias cada. Os dois primeiros em cada grupo mais os quatro melhores terceiros garantiram a classificação para as oitavas de final.
As equipes com duas vitórias na rodada ficaram em primeiro nos respectivos grupos. Entre as que se classificaram desta forma estão, pelo grupo A, Evandro/Bruno (RJ/DF), no grupo B, Alison/Álvaro Filho (ES/PB) e George/André (PB/PR) do grupo C. Aniversariante do dia, o Álvaro Filho mostrou muita felicidade por comemorar 30 anos praticando o esporte que escolheu como profissão.
– A vida de atleta é isso. Muitas vezes a gente passa datas comemorativas longe de casa. Então minha esposa fez uma coisa bem especial semana passada, a gente comemorou meu aniversário na sexta-feira da outra semana. Foi muito legal, pude curtir com ela, com meu filho, com meus pais, com a nossa família. Hoje, duas vitórias em dois jogos difíceis. Estou feliz, estou fazendo o que amo e só tenho a agradecer a Deus e a meu parceiro, minha equipe e todos que contribuem – disse Álvaro.
Bruno e Jô (AM/PB) superaram seus adversários do grupo D para ficarem em primeiro. Eles encerraram a rodada com vitória sobre Maia/Vinícius Cardozo (RJ) por 2 sets a 0 (21/16 e 21/17). O amazonense Bruno comemorou a boa apresentação da dupla que tem evoluído com o tempo e muito trabalho.
– Temos treinado muito duro com o apoio de muitas pessoas. Hoje conseguimos duas vitórias e sabemos que isso não é fácil. Aproveitamos a oportunidade e foi um bom começo de competição. Estamos em crescimento e nos entrosando com o tempo. Sabemos do nosso potencial e nos cobramos por bons resultados – explicou Bruno.
No grupo E a primeira colocação foi para Vinícius e Vítor Felipe (ES/PB), que conseguiram duas vitórias. Eles decidiram o grupo contra Léo Vieira e Luciano (DF/ES) e venceram, de virada, por 2 sets a 1 (19/21, 21/18 e 15/12). Na segunda etapa jogando juntos, o capixaba Vinícius mostrou muito entusiasmo com a parceira.
– Por mais que seja o segundo torneio, a gente tem muita expectativa com esse time. A gente vem trabalhando firme, mas ainda temos muito pouco tempo juntos. Nós não tivemos muito tempo para trabalhar, mas, pouco a pouco, a gente vai ajustando as peças que faltam e o time vai tomando uma cara cada vez melhor. É uma construção – disse Vinícius, que ainda falou da importância de começar a etapa com duas vitórias.
Outra dupla que também fez um bom papel e terminou o dia com duas vitórias e na liderança do grupo F foi Renato/Adrielson (PB/PR). Eles carimbaram o passaporte para as oitavas de final ao superarem Francioni/Fábio (SC/CE) por 2 sets a 0 (21/15 e 22/20).
As demais classificadas para a fase de oitavas de final são, Léo Vieira/Luciano (DF/ES), Averaldo/Matheuszinho (TO/SE), Patrick/Saymon (PR/MS), Francioni/Fábio (SC/CE), Maia/Vinicius (RJ) e Fernandão/Harley (ES/DF) que ficaram em segundo nos grupos. As quatro melhores campanhas entre as duplas terceiras colocadas também passaram: Lipe/Rafa (CE/PR), Bernardo Lima/Rocha (CE/PR), Hevaldo/Adelmo (CE/BA) e Marcus/Felipe Cavazin (RJ/PR).
Entre as 24 equipes que começaram o dia na disputa, oito ficaram com desempenho insuficiente, e se despediram da competição: Arthur Lanci/Moises (PR/BA), Leo/Thiago (RJ/SC), Guto/Arthur (RJ/MS), Luccas Lima/Júlio Cesar (SP), Allysson Lima/Ramon Gomes (CE/RJ), Gabriel Santiago/Johann (DF/RJ), Álvaro/Rafael (SE/PB) e Miguel/Ferramenta (MS/RJ).